Brasil desenvolve alho livre de vírus; produto de alta qualidade

Testes estão sendo realizados em sistemas convencional e orgânico de produção

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Embrapa se prepara para lançar novas variedades de alho livres de vírus. São materiais que pertencem ao grupo chamado de alho seminobre e que, devido à sua aparência mais rústica, tem menor aceitação comercial, entretanto com qualidade condimentar (aroma e sabor) superior a outros tipos de alho.

Eles vem sendo testados em experimentos em áreas de produção e validação com agricultores familiares convencionais e orgânicos na Bahia e no Distrito Federal, que incluíram este ano o sul de Minas Gerais, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), e em São Paulo também nos sistemas convencional e orgânico. Foram selecionadas duas variedades que apresentaram um ótimo desempenho nos agricultores familiares convencionais da Bahia, onde ultrapassaram 20 toneladas por hectare. “Trata-se de um nível de produtividade geralmente alcançado com alho nobre pelos produtores altamente tecnificados da região do Cerrado”, aponta o pesquisador Francisco Vilela, coordenador do programa de alho livre de vírus (ALV) da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF). No sistema orgânico as produtividades foram mais modestas, entre 07 e 11 toneladas por hectare no DF e na BA.

Segundo ele esses materiais também têm a vantagem de um sistema de produção mais simples e de menor custo se comparado ao dos alhos nobres. Essa vantagem atende produtores menos especializados e tecnificados, como os da agricultura familiar – são variedades que não necessitam de vernalização, são pouco suscetíveis ao pseudoperfilhamento, além de não exigirem controles rígidos de irrigação e adubação para evitar anormalidades fisiológicas.

“Nosso objetivo é disponibilizar essas variedades para agricultores familiares e produtores orgânicos que, normalmente, atuam em mercados menos exigentes como feiras livres, vendas ambulantes, pequenos mercados e verdurões”, informa. “A ideia é realizar alguns testes finais de validação e os processos burocráticos em 2022 e disponibilizar esses materiais para os agricultores em 2023”, destaca.

Em termos de produção nacional, a maior parte do alho é produzida por quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que produzem aproximadamente 90% do alho brasileiro. O consumo passou, em 2020, de 30 milhões de caixas de 10 kg para 36 milhões.

O alho-semente livre de vírus (ALV) é uma tecnologia baseada em um processo de limpeza clonal, isto é, uma técnica realizada em laboratório que prevê a multiplicação in vitro e uma série de testes para eliminar totalmente os vírus e outros microrganismos nocivos da planta.

Fonte: Agrolink



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES