Investimento em capim tem retorno garantido

Investimento em capim tem retorno garantido

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Liana Paiva

Há muito, mais precisamente há 520 anos, Pero Vaz de Caminha, mensageiro português escreveu a famosa frase: “Nesta terra, em se plantando, tudo dá!”. O relato foi feito em carta enviada ao rei Dom Manuel, de Portugal, após sua chegada ao Brasil. Ele estava certo, porém, deixou-se levar apenas pela exuberância da vegetação, da costa do descobrimento, que não representava nem um por cento do país como um todo.

Hoje, a frase é ainda celebrada pelo fato de que o país se tornou um dos maiores celeiros do mundo. Aqui, realmente, em se plantando tudo nasce, pois não à toa que esse ano o país deve colher uma safra de 251,4 milhões de toneladas de grãos, quase 4% maior que a registrada em 2019. Um recorde que é responsável não somente pela alimentação humana mas, também, do setor da pecuária. 

Parte dessa plantação serve para alimentação de rebanhos de caprinos, ovinos e bovinos, tanto de corte como de leite. E nada melhor que um solo favorável, clima adequado e adaptações tecnológicas para deixar o produto mais forte e rentável para o setor agropecuário com adaptações tecnológicas e mutações. 

E um exemplo claro disso é o novo capim-elefante adaptado pela Embrapa. Trata-se do BRS Capiaçu, criado em outubro de 2016 pela Embrapa Gado de Leite, que fica em Juiz de Fora, em Minas Gerais. E o novo capim já tem colhido frutos importantes no país, principalmente na pecuária de leite. 

Apesar de ter nascido na região Sudeste, o produto já vem se espalhando por todo o Brasil e quem investe nessa espécie só tem elogios à qualidade da forrageira, conhecida pela versatilidade no uso e pela alta produção de matéria seca, que chega a produzir 50 toneladas de matéria seca por hectare/ano.

Quem garante tudo isso é o engenheiro agrônomo Paulino José Melo Andrade, pesquisa dor titular da área de transferência de tecnologia e desenvolvimento de novos materiais para o mercado da Embrapa. Segundo ele, a BRS Capiaçu é o maior lançamento da história do programa de melhoramento de capim-elefante. “A grande inovação do produto é o fato da gramínea poder ser utilizada para silagem a um baixo custo”, destacou.

Paulino ressalta que o material se adapta aos diferentes tipos de solo e tolera as variações climáticas, diminuindo os riscos na alimentação do rebanho. “O novo capim é bastante eficiente no uso da água e é tolerante a veranicos, sendo bastante favorável a sua adoção em diferentes regiões do país”, frisa, acrescentando que o produto rende 30% mais que os outros tipos de capim existente no mercado. 

Produtores: este tipo de plantio deve priorizar solos férteis

Investimento em valor nutritivo e baixo custo

O capim Capiaçu não é utilizado para pastagens, mas para a confecção de ração usada para o gado. O uso deste tipo de capim constitui uma alternativa de baixo custo para suplementação volumosa do gado, possuindo um elevado potencial de produção e bom valor nutritivo. Se destaca pela alta produção de biomassa e menor custo na produção quando comparada às outras culturas utilizadas para silagem, que é um método de armazenagem da forragem, sem grandes perdas nutricionais.

Para o estabelecimento do plantio devem ser escolhidas, preferencialmente, áreas com solos férteis e com possibilidade de mecanização e irrigação, em uma área que facilite o transporte da forragem colhida, o enchimento dos silos e a realização da adubação orgânica. 

No Piauí, o produto chegou há quase dois anos. O empresário Albérico Lins é um dos pioneiros da venda das sementes do novo capim no Estado. Ele vende o produto para fazendeiros plantarem e multiplicarem. “Eu vendo o talo e a estaca, e comecei a vender no ano passado. A procura está em alta por ter se adaptado bem ao Piauí, já que temos luminosidade praticamente o ano inteiro. E as vendas cresceram cerca de 70% do ano passado para cá e com isso já temos até multiplicadores. O capim serve para alimentar cavalos, equinos, ovinos e bovinos. Atualmente, um feixe com vinte quilos de colmo, custa em torno de cem reais, ou seja, sai por cinco reais o quilo”, comemora. 

E a valorização do novo capim deve-se ao fato dele se adaptar bem, também, ao período de seca, ficando um tempo bem maior que os demais com déficit de água. Uma outra caraterística interessante é que ele é melhor para fazer silagem, por possuir mais carboidratos. A produção de cerca de 50 toneladas de matéria seca por hectare/ano faz jus ao nome: “Capiaçu”, que em tupi-guarani significa “capim grande”, podendo chegar a cinco metros de altura.

“Temos trabalhando bem para implantar esse sistema que veio para ficar”, afirmou André Nogueira, gerente de duas fazendas no Piauí e presidente da Associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ). “Na fazenda Cajazeiras e JM, cerca de oito hectares dessa variedade de capim já vem sendo plantada e temos tido uma tranquilidade muito grande na preparação de animas, trazendo resultados fantásticos com o novo capim”, detalhou. 

A afirmação de André Nogueira pode ser claramente identificada nos números nacionais, pois em menos de quatro anos de seu lançamento, o capim BRS Capiaçu já é cultivada em todas as regiões brasileiras e está na mira de países vizinhos da América Latina. A variedade desenvolvida pela Embrapa é versátil, pode ser usada no cocho ou na forma de silagem, e seu rendimento é 30% superior ao de outras cultivares disponíveis no mercado, gerando cerca de 50 toneladas de matéria seca por hectare ao ano.

No entanto, para garantir a excelente produtividade e valor nutricional do BRS Capiaçu, é importante que a pastagem seja tratada de fato como uma cultura. Este produto tem porte alto (até 4,20 metros de altura), se destacando pela produtividade e valor nutritivo da forragem quando comparada com outras cultivares de capim-elefante, mas isso exige alguns cuidados. “É impossível se conseguir uma massa dessas - com alto valor nutritivo - sem dar nada em troca. Então, o que recomendamos é um cultivo bem feito, análise de solo, fazer a correção, entrar com Fósforo no plantio e depois fazer as coberturas, com Nitrogênio e Potássio. Essa adubação pode ser também uma adubação orgânica, pois o produtor já tem o esterco na propriedade e pode usá-lo para baratear os custos, sendo usado parcial ou integralmente dependendo do tipo de esterco. O importante é ele repor estes nutrientes no solo”, finaliza o pesquisador Paulino Andrade. (L.P.).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES