Ministério da Agricultura investiga doença da 'vaca louca' no Brasil

O ministro da Agricultura disse que a Vigilância Sanitária do Pará “rapidamente comunicou” à sua pasta.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Agricultura investiga um caso suspeito de vaca louca em um animal de 7 anos que estava em uma fazenda no Pará. Ao Estadão, o ministro Carlos Fávaro afirmou que um laboratório de Pernambuco e outro do Canadá estão analisando o caso e o resultado da análise deve sair até esta quarta-feira, dia 22. "A suspeita já foi submetida a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis", informou a pasta em um comunicado. 

O ministro da Agricultura disse que a Vigilância Sanitária do Pará "rapidamente comunicou" à sua pasta. Segundo ele, o animal "não era de confinamento", foi abatido e a fazenda está isolada. "Se confirmar, todos os procedimentos foram rigorosamente cumpridos", afirmou Fávaro. "Estamos tranquilos com os procedimentos tomados." 

Ministério da Agricultura investiga doença da 'vaca louca' no Brasil

O ministro disse que enviou a amostra para o Canadá para adiantar a análise. Se houver confirmação, declarou, as exportações terão de ser suspensas "para que sejam verificados todos os protocolos". "Caso se confirme, a gente toma as providências de acordo com as regras estabelecidas", declarou.

A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida popularmente como o "mal da vaca louca", ficou famosa mundialmente após um surto na Grã-Bretanha durante os anos 1990, que provocou a suspensão do consumo de carne bovina no país.

A doença acomete o cérebro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos. A enfermidade pode ser transmitida por meio da ingestão de carne contaminada e pode, inclusive, levar seres humanos à morte. Por isso, existe um controle sanitário muito rígido para prevenir e controlar os casos relacionados à patologia.

 Além do consumo de carne contaminada, considerado "casos típicos", o mal pode ser gerado espontaneamente em animais velhos, chamados "casos atípicos". No segundo caso, a doença gera menos preocupação, pois geralmente a ocorrência é isolada e independente. No caso suspeito, no Pará, como a vaca já tinha 7 anos, é possível que a doença tenha se originado na natureza.

Risco insignificante 

O Brasil é considerado território de risco insignificante para a ocorrência da EEB, de acordo com classificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Nas últimas décadas, o País registrou apenas alguns casos isolados da doença, que foram devidamente controlados e eliminados.

Os últimos casos de vaca louca registrados no Brasil ocorreram em 2021, em Minas Gerais e no Mato Grosso. Na ocasião, os casos também foram atípicos, mas a China, maior comprador de carne do Brasil, suspendeu a compra de carne bovina brasileira por três meses, de setembro a dezembro daquele ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES