Morre vaca matriarca da raça Senepol no Brasil

Animal tinha 20 anos e gerou 143 descendentes entre eles o touro recordista de sêmens no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) anunciou a morte da vaca SBR ASAP Akatí 69L, primeira doadora de material genético da raça introduzida no Brasil. Os últimos trabalhos de coleta de oócitos da doadora foram realizados em dezembro do ano passado.

Com 20 anos de idade, o animal estava “aposentado” desde dezembro do ano passado e apresentou falência múltipla dos órgãos decorrente da sua idade avançada, segundo apontou a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

A matriarca POI (Puro de Origem Importado) iniciou sua trajetória no criatório Nova Vida, com passagens destacadas também pelo Senepol Soledade, Senepol da Mata e, por último, W/SENEPOL, que iniciou sua seleção na raça com a aquisição da doadora e realizou o processo de clonagem em 2016.

Desde que chegou ao Brasil, a vaca SBR ASAP Akatí 69L produziu 143 descendentes em 28 criatórios diferentes no país. Entre sua prole, estão animais de destaque, como seu filho Mehum da Soledade, touro recordista de venda de sêmen no Brasil; e seu neto Jumbo da Mata, touro Campeão do Alta Performance Tufubarina 2015. Além dos seus descendentes, a primeira vaca Senepol do país deixa um clone, a SBR ASAP Akatí 69L TN1, que manterá a disseminação do seu material genético no país. Os últimos trabalhos de coleta de oócitos da doadora foram realizados em dezembro de 2019, quando o criatório W/SENEPOL decidiu pelo seu merecido descanso. Sua genética longeva, contudo, permanece a serviço da raça Senepol por meio de seu clone SBR ASAP Akatí 69L TN1.

Voltados para a pecuária de corte, os animais Senepol são famosos por apresentar rápido crescimento e chegam a valer até 40% mais que as raças zebuínas. A raça também consegue sobreviver sem água por vários dias, tendo se adaptado às diversas regiões do país, de áreas pantanosas e de mata, a biomas mais áridos, como o cerrado.

A ABCB Senepol estima que o rebanho brasileiro de animais da raça Senepol tenha atingido a marca de 100 mil cabeças em 2019, um crescimento anual de 11,2%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES