Alemã desenvolve a máquina que faz tudo no campo

Equipamento agrícola prepara solo, planta, pulveriza e colhe sem precisar de outras

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Imagine ter apenas uma máquina e ela fazer tudo o que o produtor precisa no campo? Essa tecnologia já foi inventada. A marca alemã Nexat combina uma grande variedade de máquinas agrícolas em um único sistema. Com isso o equipamento faz desde preparo de solo, plantio, faz aplicações de defensivos e realiza a colheita.

Com o que chama de "revolução próxima" a máquina foi uma das grandes premiadas na Agritechnica 2022, maior feira do mundo de tecnologia e engenharia agrícola, que ocorre em Hannover, no norte da Alemanha.  Na Nexat-Systemtraktor as ferramentas para o trabalho na lavoura são transportadas em vez de serem puxadas como de costume e para trocar de módulo/função uma pessoa consegue fazer sozinha, em menos de 10 minutos. Isso aumenta a eficiência em comparação com combinações de tratores. Na versão de 14 metros, 95% de toda a área cultivável nunca sofre compactação, devido ao sistema, que abre um alto potencial de rendimento com boa proteção do solo e do meio ambiente, além do peso da máquina ser menor, até 40% menos. 

A máquina de trabalho foi concebida como autônoma, sem operador, com um sistema de sensores que avaliam o ambiente e uma cabine que pode ser girada em 270° para monitoramento do processo. Também é possível ter a condução manual do veículo durante o transporte. Os dispositivos integrados são acomodados entre as quatro grandes unidades de fita alimentadas eletricamente, que podem ser giradas 90° para viagens na estrada. A máquinaa é elétrica. Atualmente, os geradores são alimentados por dois motores diesel de 550 cv, controlados de forma independente, mas o sistema já está preparado para operação com célula a combustível, com hidrogênio verde. Com isso as emissões de CO2 são 50% menores.

Com o módulo de colheitadeira integrado, a máquina atinge rendimentos de grãos de 130 a 200 toneladas/hora. Com o novo conceito de debulha, é utilizado um rotor axial de 5,8 m de comprimento, disposto transversalmente ao sentido de marcha. Isso atinge cerca de duas vezes o desempenho de debulha das máquinas convencionais e cria as condições para uma distribuição uniforme de palha com dois picadores, mesmo com uma largura de corte de 14 m.

Um armazenador de grãos de 36 m³ está disponível para que a colheitadeira não precise de um veículo de carga acompanhando. A taxa de descarga alta faz com que o processo leve apenas cerca de um minuto. 

Fonte: Agrolink




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES