China usa drones para transporte de colheita; confira o vídeo!

Mais uma vez a tecnologia asiática mostra que não existe limites para suas aplicações no agro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Matéria do site Compre Rural

A China é uma grande referência em tudo o que envolve drones. Desde empresas líderes no mercado como a DJI, o país asiático também se destaca em shows luminosos noturnos com drones. A China também está revolucionando a agricultura ao utilizar os dispositivos para executar com eficiência e rapidez serviços de fertilização e transporte de colheita. Um vídeo divulgado recentemente mostra um drone pegando a colheita no campo e levando até caminhões de carga.

O uso de drones na agricultura vem ganhando cada vez mais força no mercado e, com isso, agronegócio é um dos setores que mais faz uso de tal tecnologia. Estima-se que 25% do faturamento mundial dos veículos aéreos não tripulados seja na agricultura.

As imagens divulgadas por Ashley Dudarenok, CEO da Alarice & ChoZan, no LinkedIn, mostram drones carregando a colheita para auxiliar trabalhadores a depositar o produto no caminhão. O processo é feito com agilidade e diminui a carga de serviço dos agricultores. Além disso, o país já implementou a utilização dos dispositivos para dispersar fertilizante nos campos de plantação.

Segundo informações do Asia Times, a fertilização aérea acelerou o processo em até 80 vezes. No vídeo abaixo, podemos ver drones realizando o processo de fertilização do campo no vilarejo de Xyangyuan, na China. 

A China está investindo pesado na revolução da sua agricultura com o intuito de integrar as regiões do interior à economia digital. Ashley afirma que o país está em processo de eliminar o “analfabetismo digital”. Com o avanço da tecnologia para essas regiões, a vida dos trabalhadores locais é facilitada, criando a possibilidade de fortalecer a economia no campo. 

Enquanto regiões metropolitanas investem em shows de luzes, com QR codes comerciais e funcionais feitos por drones, e até alguns acidentes perigosos envolvendo os dispositivos caindo no meio da população. O governo da china também investe na industrialização do campo, ao trazer a utilização dos drones como uma alternativa que apresenta excelente custo benefício, além de ser ambientalmente amigável.

A tecnologia de drones está alterando nossa percepção sobre diversos assuntos ao redor do mundo. Além de facilitar a captura de imagens e mudar nossa percepção sobre a natureza, os dispositivos são responsáveis por capturas de imagens fantásticas. No futuro, com certeza, veremos a aplicação da tecnologia se expandir ainda mais no setor da agronomia.

Brasil: Uso de drones na agropecuária é regulamentado pelo Ministério da Agricultura 

O uso de drones em atividades agropecuárias foi regulamentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio da Portaria n° 298 publicada no Diário Oficial da União. 

A operação de aeronaves remotamente pilotadas (ARP), ou seja drones, será para a aplicação de agrotóxicos, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes.

Segundo nota do ministério, o objetivo da regulamentação é simplificar os procedimentos e adequar as exigências legais às especificidades da tecnologia.

A China está investindo pesado na revolução da sua agricultura com o intuito de integrar as regiões do interior à economia digital - Foto: Divulgação

Os operadores dos drones deverão ter registro no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro) e um curso destinado a aplicação aeroagrícola remota. 

Em alguns casos, a atividade deve ser coordenada por um responsável técnico, engenheiro agrônomo ou engenheiro florestal. Já o aparelho deve estar regularizado junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

De acordo com a nota, a segurança operacional deve envolver todo o processo de aplicação, desde o preparo da substância, o monitoramento das condições ambientais e o registro e arquivamento dos dados, de forma que possam ser auditados, sempre que necessário.

FONTE: COMPRERURAL.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES