Recorde: produção de uva cresce 400% no Piauí

Foi maior crescimento do Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Liana Paiva

repórter

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da Covid-19. Em todo o planeta, poucos setores econômicos conseguiram crescer. O agronegócio brasileiro foi um deles, com destaque para o Piauí. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados essa semana, reforçam essa informação. De acordo com a pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), foram colhidas 120 toneladas de uva no Piauí no ano passado, sendo 400% maior que as 24 toneladas obtidas em 2019.

Trata-se do recorde na colheita piauiense da fruta. Este é um número tão expressivo que, também, registrou o maior crescimento entre os estados produtores de uva no país, desbancando até o Rio Grande do Sul, líder nacional em produção que cresceu apenas 10% no mesmo período. Outros nove estados, por exemplo, mantiveram a mesma safra ou perderam produção entre os anos de 2019 e 2020. O segundo estado que mais cresceu foi o Ceará,  quase 36%, índice bem distante do piauiense. 

A área colhida de uva no Estado, também quintuplicou no período analisado, passando de um hectare apenas para cinco hectares. Quanto ao valor, enquanto a fruta gerou R$ 120 mil em 2019 aos produtores piauienses, a quantia cresceu quatro vezes no ano passado, alcançando uma receita superior a R$ 500 mil. “O aumento é justificado pelo plantio de novas áreas na tentativa de estabelecer a cultura na região semiárida”, esclarece Flávio Cipriano, servidor da Supervisão de Pesquisas Agropecuárias do IBGE no Piauí.

Até 2020, toda a produção de uva no Piauí concentrava-se na zona rural do município de São João do Piauí, mais precisamente no assentamento Marrecas, onde um grupo de agricultores trabalha com projetos de fruticultura irrigada há quase 15 anos. Trata-se da região mais seca do Estado, dona de um solo profundo, com poucas chuvas e sol o ano inteiro, condições propícias para o bom desenvolvimento dos parreirais. 

A primeira colheita aconteceu em 2007, com uma produção de 17 toneladas da fruta. Segundo registros da Associação de Produtores Irrigantes de Marrecas, no início de 2011, a produção de uva saltou para 58 toneladas, chegando a alcançar 60 toneladas em janeiro. Um parreiral possui vida útil de 40 anos e a tendência da produção é crescer cada vez mais, obedecendo-se os critérios técnicos de poda e repouso das plantas. No Assentamento Marrecas, há condições de se conseguir até três colheitas por ano. 

Fatores favoráveis a produção

A produção de uva nessa região do Piauí deu resultado graças à combinação de três fatores: solo, sol e água para a irrigação. O sistema utiliza água do lençol freático e tudo é gratuito. Quase a totalidade da uva produzida em São João do Piauí é adquirida por uma rede de supermercados de Teresina. Mas, também, é vendida para municípios vizinhos e até de outros estados da região. Existem, ainda, recursos aplicados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).  

Entretanto, como foi dito pelo técnico do IBGE, novas áreas estão sendo plantadas na região do semiárido piauiense desde 2019. E isso foi confirmado com o crescimento em quatro vezes em apenas um ano e do registro de mais uma área no município de Bom Jesus, também na região do extremo Sul piauiense, e porta de entrada para o agronegócio de grãos do Estado. Lá, um grupo de professores começou um parreiral em aproximadamente dois hectares de terra. 

O engenheiro Paulo Rodrigo Xavier Pereira, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus de Bom Jesus, é do Sul do país e foi para Bom Jesus para ministrar aulas. Nesse meio tempo, percebeu a possibilidade de produzir uvas na região. “Junto com outros professores, idealizamos o projeto que demos o nome de Santo Grau, e começamos a produzir a fruta”, relata o professor, acrescentando que o projeto é experimental, mas já vem mostrando grande potencial. “Nossa produção ainda é vendida localmente e varia de 50 a 200 quilos por semana”, destacou. 

Estimativas são positivas

Já no Brasil, a produção de uvas estimada para 2021 alcançou um número significativo. As informações são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, bem como do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enfatizando o aumento na produção de uvas com uma estimativa, em março, de 1,7 milhão de toneladas, crescendo 4,9% em relação ao mês anterior e 18,7% em relação a 2020, o que se deve ao bom rendimento das lavouras.

Em março, a produção do Rio Grande do Sul, responsável por 56,5% da safra nacional de uvas, foi reavaliada com crescimento de 8,5% em relação a estimativa anterior e de 29,2% frente a 2020, alcançando 950,2 mil toneladas. E segundo o levantamento, outras unidades produtoras também esperam o crescimento da produção em relação a 2020, como Pernambuco (15,3%) e Bahia (8,9%), estados em que se localiza o Vale do São Francisco e que, junto com o Rio Grande do Sul, respondem por 82,6% da produção nacional de uva. Enquanto no Sul, a maior parte das uvas tem como destino a produção de sucos, no Nordeste, a maior parte vai para o consumo de mesa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES