Doutor fala sobre cirurgia inovadora contra câncer raro realizada em The

Saúde

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira, entrevistamos o doutor Sabas Vieira, mastologista/oncologista, ele realizou uma cirurgia muito complexa e bem sucedida, que é tema novo para muitas pessoas. Estudioso na área, o doutor Sabas que juntamente com sua equipe capacitada realizou o procedimento, nos contou a experiência e falou do avanço da medicina que busca tratar pacientes que lutam contra o câncer.

A quimioterapia intraperitoneal hipertemica (HIPEC) é um tratamento de quimioterapia altamente concentrada e aquecida, aplicada diretamente no abdome durante a cirurgia citorredutora. Considerada um avanço e com benefícios constatados para mudarem a história de muitas mulheres.

De acordo com o médico a cirurgia é indicada, principalmente, em tumores de baixo grau do apêndice/ pseudomyxoma peritonei e mesotelioma maligno e casos selecionados de câncer do colon e estomago e o procedimento deve se realizado por cirurgião oncológico habilitado, com acompanhamento de oncologista clinico e equipe multidisciplinar.

Diferentemente da quimioterapia convencional, que circula por todo o organismo, no hipec o quimioterápico é administrado diretamente nas células tumorais do abdome, com baixa absorção sistêmica, o que permite o uso de doses mais concentradas da medicação. O aquecimento da solução (40-42 c) aumenta a absorção da droga pelo tumor e destrói as células que restaram apos a cirurgia citorredutora.

Ainda, o método seria capaz de reduzir os mecanismos de defesa do tumor a quimioterapia e induz uma resposta imunológica antineoplasica eficaz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES