Maio Roxo: Doutora alerta sobre doenças inflamatórias intestinais

Saúde

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estamos no mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, que faz parte da campanha Maio Roxo.

Convidamos a doutora Joceli Oliveira, gastroenterologista para falar sobre o assunto. De acordo com a médica ainda sem causa comprovada, as doenças inflamatórias intestinais (DII) podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, podendo ser agravadas pelos hábitos de vida. “Apesar de ainda não haver uma cura, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem permitir o controle e uma melhor qualidade de vida”, afirmou doutora.

A médica confirma ainda que a DII atingem ambos os sexos, principalmente os jovens (entre 20 e 40 anos), podendo acarretar prejuízos no dia a dia do paciente.

Entre os sintomas são comuns diarreia (com pus, muco ou sangue), cólicas, gases, fraqueza, perda de apetite e febre. Podem ocorrer ainda problemas oculares, articulares, cutâneos e no fígado.

Durante entrevista a gastro fez um alerta para o câncer colorretal e a importância da prevenção que pode ser feita através de exames. “Pacientes com DII possuem maior risco de câncer colorretal quando comparados à população em geral e a colonoscopia é o melhor método para diagnosticar e tratar lesões potencialmente cancerosas relacionadas às DII. Sendo assim, a partir de oito a dez anos de diagnóstico do problema no intestino grosso, recomenda-se a realização periódica do exame.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES