O GTAP - grupamento tático aéreo policial, recebeu nesta sexta-feira (19), um helicóptero multimissão, que tem configuração policial.

Uma de suas funções principais de patrulhamento é fazer busca noturna, serve como aeromédico comportando até dois pacientes, além de dispor de equipamento de combate a incêndio, dentre outras utilidades.

A aeronave multimissão, modelo esquilo as 350 b2, é equipada com farol de busca, sistema anti-colisão e kit de maca aeromédico. O novo equipamento tem por objetivo de agilizar as operações aéreas nas áreas da segurança pública, defesa civil e corpo de bombeiros. O secretário de governo.

O tenente coronel Josué Saraiva, coordenador do GTAP, afirmou que a aquisição do equipamento já era um desejo antigo da instituição e que todos os pilotos já estão capacitados para manuseá-la.

Dentre tantos benefícios da aeronave, destaca-se  a capacidade de pousar e decolar em locais restritos, como num campo de futebol, por exemplo. Os pilotos à disposição da GTAP e que vão estar à frente da aeronave são capacitados e passaram recentemente por especialização.

O coordenador ressaltou ainda, que a aeronave será usada para diferentes atividades a fim de fortalecer o policiamento no estado.

“Seu uso será empregado principalmente em atividades de policiamento ostensivo, investigativo, ações de inteligência, apoio ao cumprimento de mandato judicial, controle de tumulto e distúrbio de motins. Além disso, também facilitará o transporte de tropa, de presos, de valores, de enfermos, de órgãos, de resgate, e de busca e salvamento terrestre e aquático”, finalizou.

Além desta aeronave, a polícia militar do piauí já possui outro aeroplano modelo robson 44, empregado em ações de patrulhamento, resgate e transporte aeromédico.
Grupamento Tático Aéreo Policial recebe helicóptero multimissão para melhorar segurança do PI - Imagem 1
Grupamento Tático Aéreo Policial recebe helicóptero multimissão para melhorar segurança do PI - Imagem 2
Grupamento Tático Aéreo Policial recebe helicóptero multimissão para melhorar segurança do PI - Imagem 3

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook