Ronda Nacional debate políticas públicas na violência contra as mulheres

O quadro vai ao ar toda quarta-feira, ao vivo e com especialistas, a fim de debater o assunto para que a população possa se conscientizar e diminuir os casos de agressão e feminicídio no Piauí.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Quando você ver um município que tem uma Secretaria de Mulheres, as políticas para as mulheres conseguem avançar. Quando não tem, não há essa visibilidade e diálogo dentro do município”, é o que diz Zenaide Lustosa, secretária de Estado das Mulheres, no Quadro “Ronda Mulher, Amar é Respeitar”, no programa Ronda Nacional, da Rede Meio Norte, apresentado por Silas Freire, que foi ar nesta quarta-feira (31).

Zenaide Lustosa, secretária de Estado das Mulheres | Foto: Ravena LagesO quadro vai ao ar toda quarta-feira, ao vivo e com especialistas, a fim de debater o assunto para que a população possa se conscientizar e diminuir os casos de agressão e feminicídio no Piauí. No programa de hoje, as convidadas Zenaide Lustosa, secretária de Estado das Mulheres, e a Dra. Natália Matos, Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher estiveram presentes.

Questionada sobre o aumento do número de mulheres que procuram delegacias para fazer um boletim de ocorrência,  Zenaide Lustosa explica que é um dado positivo, pois as vítimas começaram a ter consciência da segurança através da denúncia. 

“O que impacta, o que dá esse resultado, é quando a gente ver que aumentou o número de boletim de ocorrência, pois as pessoas têm mais consciência da violência, se sentem mais acolhidas para fazer a denúncia. Isso tem a ver com as campanhas que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado”, explica Zenaide Lustosa secretária de Estado das Mulheres.

Dra. Natália Matos, conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher | Foto: Ravena LagesDurante o Quadro, foi citado sobre os projetos em desenvolver a qualificação, habitação e independência para as mulheres e se há uma cobrança por parte das autoridades em ter mais políticas públicas para elas. A Dra. Natália Matos, Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher explicou a situação e mencionou que recentemente foi empossado para a Pasta.

“Com relação às atividades, elas estão sendo desenvolvidas de forma mais tímida, mas é algo que se enfrenta, no incentivo financeiros, para que tenham essa autonomia com o Conselho. São entraves que existem em todo tipo de gestão, mas acredito que possa desenvolver de forma mais significativa para contribuir”, explica a Dra. Natália Matos.

Ainda segundo Zenaide Lustosa, secretária de Estado das Mulheres, a Pasta trabalha com três eixos, que segundo ela, faz com que a violência diminua e as políticas públicas favoráveis às mulheres possa se desenvolver, a saber: enfrentamento à violência, autonomia econômica e financeira, espaços das mulheres em cargos nos espaços de Poder. 

Ronda Nacional debate políticas públicas na violência contra as mulheres | Foto: Ravena LagesCONTATOS DE DENÚNCIA 

  • Patrulha Maria da Penha | 86 99414-8857
  • Centro de Referência Francisca Trindade | 86 99433-0809
  • “Ei mermã, não se cale” | 0800 000 1673


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES