Vasto: Defesa Civil diz que nenhuma casa com dano estrutural foi encontrada

Carlos Ribeiro destacou a informação de que o CREA-PI também irá vistoriar as residências em um raio de 100 metros do Vasto Restaurante.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário Municipal de Defesa Civil, Carlos José Ribeiro, concedeu entrevista à Rede Meio Norte na tarde desta quarta-feira (21), e deu detalhes sobre o trabalho da pasta no atendimento ao caso do Vasto Restaurante, que explodiu e ficou completamente destruído nas primeiras horas da manhã de hoje, na zona Leste de Teresina. 

O secretário explicou que as equipes seguem atendendo aos chamados, através do 199, de residências próximas ao estabelecimento que foram afetadas com a explosão. Carlos Ribeiro pontuou que até o momento, não foram identificadas casas com danos estruturais, apenas com vidros, forros ou portas afetadas.

“Nós temos o nosso departamento de engenharia e o nosso engenheiro esteve verificando algumas casas. Recebemos várias chamadas e estamos visitando essas residências. Não encontramos nenhuma casa com a estrutura danificada, mas o CREA está aí e pode constatar isso aí. Nós estamos aqui junto ao Corpo de Bombeiros Militar, com o próprio CREA, para ver o que fazer melhor nesse momento difícil. Nós estamos indo nas casas que estão nos chamando. Estamos recebendo as chamadas pelo 199 e estamos verificando as casas”, explicou. 

Carlos Ribeiro destacou também a informação de que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) também irá vistoriar as residências em um raio de 100 metros do Vasto Restaurante. Além disso, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da explosão. 

Leia Mais

“A informação que eu tenho é o CREA vai visitar todas as casa em arredores aqui do local. A informação que eu tenho é essa. Eles vão em todas as casas num raio de aproximadamente 100 metros. É a estimativa que está sendo feita. Se for necessário, vamos avançando, mas a estimativa imediata é em torno de 100 metros. Nós já estivemos de manhã visitando várias famílias, várias casas e vamos continuar agora à tarde. Nenhum problema estrutural. Tem vidros quebrados, alguns problemas nas portas, forros, mas nada dentro da estrutura das casas. Pedimos até que a população que está se sentindo prejudicada, que ligue 199. Nós estamos lá 24 horas e pode ligar que vamos na sua residência para ver de perto sua situação. Onde percebemos que tem uma estrutura danificada, vamos comunicar o CREA para eles irem até lá. A gente vai lá verificar a situação e dar um laudo sem nenhum problema”, completa o secretário.

Para a Rede Meio Norte, o major Tavares, do Corpo de Bombeiros, pontuou que o laudo sobre o que teria ocasionado a explosão deve sair em breve. O local segue isolado pelas equipes. 

“Nesse contexto aí, sobre os peritos, não podemos passar nenhuma informação. Até porque teve o primeiro passo e eles voltaram para dar continuidade e com certeza o laudo sairá brevemente, então a gente vai ter acesso, aliás a imprensa toda terá acesso sobre isso. Até o momento a gente não pode falar nada. Em relação a esse fato, o corpo de bombeiro que teve os primeiros atendimentos, na parte da manhã, o Comandante Socorro estava aqui na hora e não tem como nem saber. Sabemos que houve a explosão, agora revelar o fato em si só através da perícia. Nós estamos aqui para fazer um trabalho de prevenção, no caso de curioso adentrarem. Então a gente fez o isolamento. A gente fica no aguardo com o Corpo de Bombeiros. Nós estamos esperando terminar o isolamento e depois vamos nos retirar para a unidade”, reitera. 

Funcionário teve 60% do corpo queimado

O médico Ítalo Costa, que atendeu o funcionário do Vasto Restaurante, identificado como Márcio da Costa e Silva, de 35 anos, disse que o paciente teve 60% do corpo queimado, com lesões de 1º, 2º e 3º grau. "O paciente está estável clinicamente, sem risco de morte, respirando em ambiente e orientado", disse.

Funcionário teve 60% do corpo queimado, diz médico (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Vídeo mostra momento da explosão 

Um vídeo gravado por uma câmera de segurança mostra o exato momento da explosão registrada no Vasto Restaurante. Nas imagens, é possível ver o momento que ciclistas e motoristas passam pela Avenida Dom Severino e se assustam com o impacto da forte explosão.

Com a explosão do restaurante, o trecho da rua Joca Vieira, no bairro Fátima, na zona Leste de Teresina, em que fica situado o restaurante, foi invadido por destroços da explosão e está interditado para facilitar a perícia. A superintendente de Operações e Fiscalização de Trânsito da Strans, Carla Sales, orienta que os condutores que forem trafegar pela Avenida Dom Severino no sentido bairro-centro devem acessar a Rua Hugo Napoleão e depois seguir na Avenida Lindolfo Monteiro para chegar ao destino desejado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES