Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
SuperTop

Black Friday pode esconder armadilhas para o consumidor; Veja dicas!

Black Friday pode esconder armadilhas para o consumidor; Veja dicas!
| foto: reprodução
Compartilhe
Google Whatsapp

Apesar de ser uma excelente oportunidade para se comprar produtos e serviços com descontos acima do normal, a Black Friday também traz ao consumidor um aumento do risco de ter seus direitos violados, motivo pelo qual é preciso redobrar a atenção e reclamar eventual desrespeito a esses direitos. Para entender quais são esses direitos e como se prevenir a gente recebe hoje a advogada do consumidor, Amanda Maísa. Veja as dicas:

 

BLACK FRIDAY OU BLACK FRAUDE? CUIDADO COM O PREÇO MAQUIADO! 

Talvez o direito do consumidor mais comum de ser violado nessa época é a proibição de publicidade enganosa, uma vez que não é raro, na Black Friday, a “maquiagem” de preços, ou seja, a tentativa de algumas lojas de induzirem o consumidor a acreditar que existe um desconto real, quando, na verdade, era o mesmo encontrado em período.


PRESTE ATENÇÃO NAS INFORMAÇÕES DO PRODUTO!

O consumidor também precisa estar atento à existência de informações prévias, corretas, claras e precisas a respeito de eventual promoção decorrente de defeito no produto. A lei não veda a comercialização de produto defeituoso quando asseguradas essas informações, muito embora o defeito não possa comprometer o funcionamento, o uso ou a finalidade do produto.



SEPARAMOS ALGUNS PONTOS QUE MERECEM DESTAQUE NO QUE SE REFERE ÀS COMPRAS PELA INTERNET:


DIREITO DE SE ARREPENDER

Comprou algo pela internet, mas na realidade não foi como esperava? Ou comprou por impulso e não quer mais a mercadoria? Então, você tem o direito de arrependimento à seu favor. Você tem o prazo de 7 dias após o recebimento do produto para comunicar a loja o arrependimento. Desta forma, você pode solicitar a devolução do valor sem qualquer outra justificativa. Atenção! Para garantir a trocar, o produto não pode ter marcas de uso. Aliás, os custos de devolução também são por conta da loja que vendeu.

NÃO SER CONFUNDIDO

O consumidor tem o direito de não ser enganado por uma propaganda. A loja não pode anunciar produtos com características que não correspondam à realidade. Nesta hora, vale a pena tirar print da tela com toda descrição da oferta. Registre o preço, prazo de entrega, dados do produto, itens inclusos, prazo de entrega. Ou seja, tudo o que for necessário pra comprovar exatamente o que você comprou.

GARANTIA DE ENTREGA

A loja não pode alegar falta de estoque após a conclusão do processo de compra. Isso vale mesmo para pagamentos efetuados via boleto bancário. Mas, para exigir esse direito, o pagamento do boleto precisa ser realizado dentro do prazo de vencimento.

Além disso, a loja é responsável por garantir a entrega do produto que vendeu. Desta forma, ela não pode culpar o Correios ou outra empresas de entrega para justificar o não cumprimento do prazo estipulado.

TROCA

Quanto a este ponto, vale um alerta bem especial. Isso porque, uma loja não pode ser impedida de vender produtos que apresentam defeitos. É isso mesmo que você leu! No entanto, esta informação precisa estar explicitada no anúncio. Porém, se você comprou um produto novo e o mesmo apresentou qualquer tipo de defeito, você pode solicitar conserto ou troca. Você tem o prazo de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para bens duráveis.


DICA EXTRA

Uma dica importante é: pesquise as lojas com antecedência. Os sites Reclame Aqui e Ebit são ótimos para verificar a reputação de uma loja.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se