Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
SuperTop

Conheça o coletivo Mellaninnas, projeto cultural de fomento ao empreendedorismo negro feminino

Conheça o coletivo Mellaninnas, projeto cultural de fomento ao empreendedorismo negro feminino
|
Compartilhe
Google Whatsapp

Dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A temática relembra a introdução dos negros na sociedade brasileira e o fim da escravidão no Brasil. Além de falar sobre a importância desta data, hoje o programa Supertop quer mostrar iniciativas que ajudam à construir uma sociedade menos desigual. A exemplo do coletivo Mellaninnas, um projeto cultural de fomento ao empreendedorismo negro feminino. Assista à entrevista completa:



FATO INTERESSANTE:

Ontem, dia 19 de novembro foi comemorado o dia mundial do empreendedorismo feminino. Hoje estamos recebendo um grupo de fomento ao empreendedorismo feminino negro.


SOBRE O GRUPO MELLANINNAS 

Nasceu da inquietação de uma empreendedora negra que queria estar em contato com seus pares que empreendem na cidade de Teresina, para conhecer, fomentar, acolher e assim criar uma rede de apoio e oportunidades, através de encontros, feiras e cursos voltados para a temática empreendedora. Sua primeira reunião ocorreu dia 05 de maio de 2019, no Jardim Viola Buffet, que hoje se tornou também a casa do Coletivo Mellaninnas, de lá para cá varias reuniões e eventos já foram realizados, com pautas que variam entre as próximas ações do coletivo, reflexões sobre quem são, o papel social do grupo, feiras, minicursos e avaliação das atividades já executadas. 


GRUPO PRESENTE NA INTERNET 

Atualmente além dos eventos e reuniões, contamos com uma página nas redes sociais, onde divulgamos nossos eventos, trabalhos e empreendimentos das mulheres que fazem parte do nosso coletivo. O @mellaninnas, nossa página no Instagram também conta com um link, onde é possível responder um questionário sócio econômico, para que tenhamos um melhor panorama e conhecimento sobre quem são essas empreendedoras, o que elas desejam e precisam. Facilitando assim as futuras diretivas do coletivo.

 

COLETIVO PENSADO PARA TODAS AS MULHERES DA PERIFERIA 

Apesar do recorte de raça, o coletivo está aberto a qualquer mulher, principalmente as periféricas, que necessitam de apoio, ferramentas e informações para fazerem crescer seus empreendimentos ou darem vidas aos seus sonhos empreendedores.


OBJETIVO DO GRUPO 

Nossa meta é sermos referência e apoio para mulheres negras já empreendedoras ou futuras, pois acreditamos e apoiamos que o lugar da mulher preta é onde ela quiser.


INCLUSÃO DE NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO É TEMA URGENTE 

A inclusão no mercado de trabalho é o tema mais urgente para a população negra, segundo a pesquisa Consciência entre Urgências: Pautas e Potências da População Negra no Brasil, divulgada na segunda-feira (18) pelo Google Brasil. Na opinião de 46%, a colocação profissional é um dos assuntos prioritários para a vida das pessoas negras. O estudo foi realizado pela consultoria Mindset e pelo Instituto Datafolha e ouviu 1,2 mil pessoas pretas e pardas ao longo do último mês de outubro.


MAS COMO SURGIU O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA?

A data foi determinado durante o governo Lula (2003-2010), a partir da Lei nº 10.639, que também instaurou a inclusão do tema “História e Cultura Afro-Brasileira” no conteúdo escolar brasileiro. No governo de Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.519, a data foi oficializada. O documento, então, estabeleceu o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.


O QUE A DATA REPRESENTA?  

A data de 20 de novembro faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, o mais importante líder de um dos mais conhecidos quilombos da história da escravidão no Brasil, o Quilombo dos Palmares. Temos um VT sobre o líder.


DOIS FILMES E UMA SÉRIE QUE CELEBRAM A REPRESENTATIVIDADE DA NEGRITUDE:

 

FILME - CORRA!  

Um filme de terror que parou a internet após seu lançamento. Corra! da brilhante mente de Jordan Peele, é um terror psicológico - estrelado por Daniel Kaluuya e Allison Williams -, em uma história que quebra estereótipos normalmente apresentados em filmes com personagens protagonistas negros, como “o salvador branco”.


FILME - MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR 

Vencedor do Oscar, Moonlight: Sob a Luz do Luar é um dos filmes mais bonitos dos últimos anos. O estudo de personagem de Barry Jenkins, é dividido em três partes para contar a história de um homem negro que mora na periferia de Miami, abordando sexualidade, criminalidade e as dificuldades em um indivíduo de crescer nas condições que o mundo lhe apresenta.

SÉRIE - OLHOS QUE CONDENAM 

A história dos cinco adolescentes que foram condenados injustamente por um crime que não cometeram, Olhos que Condenam é uma daquelas obras que evoca tantas emoções ruins dentro de você que tudo que sobra é um vazio. Com apenas quatro episódios, a minissérie escrita e dirigida por Ava DuVernay conta detalhadamente a jornada dos cinco jovens que estavam no lugar errado, na hora errada, e por conta de sua cor foram condenados a anos na cadeia.




Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se