Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
SuperTop

Novembro azul: mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Novembro azul: mitos e verdades sobre o câncer de próstata
|
Compartilhe
Google Whatsapp

DADOS CÂNCER DE PRÓSTATA

- No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

- Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

- A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

- Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O QUE É A PRÓSTATA E ONDE FICA? 

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.


PREVENÇÃO X PRECONCEITO

Ainda há um forte preconceito masculino quando o assunto é a busca pelos exames preventivos do câncer de próstata, o que dificulta o diálogo e faz com que muitos casos sejam descobertos já bem evoluídos.

EXAME DE PRÓSTATA NÃO COLOCA EM RISCO A MASCULINIDADE

No imaginário dos homens, ainda existem muitos mitos acerca dos exames preventivos, reforçados muitas vezes pela cultura (familiares, círculo de amigos, piadas…) e que erroneamente mantém a ideia de que de alguma forma isso afetará sua masculinidade.

QUEM FAZ O EXAME?

A Sociedade Brasileira de Urulogia (SBU) recomenda que homens a partir dos 50 anos de idade procurem seu médico Urologista para a realização dos exames de prevenção. Porém, aqueles que já possuem casos na família ou são negros (grupo de maior risco de desenvolver a doença) devem procurar seu médico a partir dos 45.

AONDE FAZ O EXAME GRATUITO?

- As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são as portas de entrada preferenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). Nestes locais, as pessoas podem receber atendimento básico e gratuito nas áreas clínicas. Entre os serviços oferecidos pelas UBS, destacam-se consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico e fornecimento de medicação básica.


- Se houver necessidade, o usuário marca, na própria UBS, consulta especializada, ou seja, com médico especialista, e então é atendido em outro estabelecimento de saúde público ou privado conveniado ao SUS por médicos, como urologistas, cardiologistas, oftalmologistas e etc.


- Já em caso de urgência, o usuário pode acionar a ambulância do SAMU pelo número 192 ou se deslocar por meio de veículo próprio para a rede hospitalar.  A Prefeitura de Teresina tem 10 hospitais de bairro que atendem usuários de baixa e média complexidade, além de três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos bairros Promorar, Renascença e Satélite.  Se houver necessidade, o usuário é transferido para o HUT, hospital de alta complexidade.





Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto