Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
SuperTop

Saiba como aproveitar as Festas de fim de ano sem exageros

Saiba como aproveitar as Festas de fim de ano sem exageros
| foto: reprodução
Compartilhe
Google Whatsapp

Dezembro é sinônimo de excessos, por isso temos que concordar que é o mês dos encontros, das confraternizações, das ceias, da fartura, ou seja, muita comida e bebida estão na ordem do dia. Para quem está tentando ter uma vida mais leve e saudável, o mês representa um desafio e tanto. Para te ajudar a manter o foco e não perder a linha, nós recebemos hoje a nutricionista Layane Carine.

ÉPOCA DE EXAGEROS

Fim de ano é sempre a mesma história: um monte de comida nas comemorações com os familiares e amigos, sempre regadas a muita bebida e, por vezes, associada a pouco sono e descanso. Por mais que você seja um praticante assíduo de esportes, as chances de o corpo sentir os efeitos colaterais das confraternizações de Natal e Ano Novo (sem falar nos incontáveis happy hours dessa época) são grandes.


COMA COM ATENÇÃO

Evite distração na hora da ceia ― seja a TV, celular ou o parente sentado ao lado. Dar atenção ao que está comendo é fundamental para seu cérebro entender e processar melhor o ato. Além disso, praticando o “mindfulness”, você consegue sentir quando está satisfeito e, por consequência, comer menos. Isso não é só bom para você maneirar nas porções, mas também para saborear melhor o alimento.


NÃO FAÇA DIETAS MALUCAS ANTES DAS FESTAS

Repetimos: não faça dietas malucas antes do Natal. Sabemos que a estratégia é “secar” antes de meter o pé na jaca, mas isso não dá certo a médio e longo prazos. O ideal é aproveitar as festas, mas com moderação. Ao fazer uma dieta muito restritiva (várias pesquisas já comprovaram sua ineficiência!), as chances de você cometer exageros é grande, pois você vai “descontar” toda a gula em apenas uma refeição — e provavelmente se sentirá mal após o ato. É o sentimento de culpa e descontrole que você deve evitar. O mais indicado é comer saudável antes e depois da ceia e, durante ela, coma o que tem vontade.


ESPERE 15 MINUTINHOS ANTES DE REPETIR

Esta regra é batida, mas funciona, viu? Antes de você pensar em repetir algum prato ou a sobremesa, espere entre 15 e 20 minutos. Este é o tempo que seu cérebro processa que você já comeu e, portanto, que você já está satisfeito. Se depois desse tempo, ainda quiser comer algo, vá em frente e seja feliz!


SE FOR BEBER ÁLCOOL, INTERCALE COM UM COPO DE ÁGUA

Se você não abre mão de encher o copo no fim de ano, uma outra dica para reduzir os danos é intercalar com água. Bebeu um copo de cerveja? Beba outro igualmente cheio de água e assim vai. Dia seguinte, você estará mais hidratado e pode até evitar a terrível ressaca.






PERIGO: DORMIR POUCO (FOTOS) 

É hora de comemorar. Não é difícil encontrar pessoas que passam quase toda a época de fim de ano dormindo muito pouco. A concentração, o equilíbrio e a imunidade ficam prejudicados.


BEBA BASTANTE ÁGUA (FOTOS) 

Beba água antes, depois, durante a ceia... Quantas vezes você quiser. Quanto mais, melhor. Além de ajudar a manter a saciedade, a água ajuda a eliminar a retenção de líquido, que é comum nesta época do ano. Comidas com muito sal e bebidas alcoólicas normalmente nos deixam mais “inchados” e beber muita água ajuda nisso.

 

PERGUNTAS DOS TELESPECTADORES

PERGUNTA 1: Quais alimentos devo dar prioridade durante a ceia?

João Guilherme, Picos-PI

 

PERGUNTA 2: Faz mal reaproveitar sobras da ceia durante a semana inteira?

Maria Nunes, Parnaíba-PI


PERGUNTA 3: Final de ano é sempre uma época bastante corrida. Posso diminuir a frequência dos exercícios físicos?

Ana Júlia, Teresina-PI

 

PERGUNTA 4: Quantas horas mínimas devo dormir por dia para não ter minha saúde prejudicada?

Augusto Lopes, Teresina-PI

 

 

4 DICAS PARA NÃO EXAGERAR

COMA PEQUENAS PORÇÕES

HIDRATA-SE

SELECIONE BEM SUA COMIDA

COMA SEM CULPA


POR FIM... APROVEITE! 

Festas de fim de ano acontecem só uma vez... Por ano! Não deixe de aproveitar este momento com pessoas que você ama só por causa do medo de cair em tentação ou se sentir culpado por “ter comido demais”. Coma o que tem vontade, se permita a saborear sua comida favorita e beba com moderação o seu vinho ou sua cervejinha. O Natal traz mais benefícios ao seu bem-estar e saúde mental do que impacto real ao seu peso ― portanto, não encane! 



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se