22 de maio : Dia do Abraço

22 de maio : Dia do Abraço

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pois bem, neste artigo vamos contar um pouquinho de como surgiu o Dia do Abraço, além de mostrar a importância do toque para bebês e crianças. Siga com a gente!

Como surgiu o Dia do Abraço?

Era 2004 e um australiano – que utilizava o pseudônimo de Juan Mann – lançou a campanha Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Gratuitos) em Sidney. Pelas ruas, ele saía dando abraços nas pessoas. A ideia era mostrar a importância desse gesto e fazer as pessoas felizes.

Inicialmente, o ato teve mais popularidade somente em sua cidade. A campanha só ficou conhecida quando a banda australiana Sick Puppies fez um clipe com as imagens da ação de Juan Mann. O vídeo foi para o YouTube e várias pessoas ficaram sabendo da campanha.

Para o mundo

Contudo, foi em Portugal que a ideia do australiano foi concretizada quando uma associação realizou a ação dos abraços gratuitos em 22 de maio de 2012. A partir daí muitas pessoas passaram a participar de forma voluntária do Dia do Abraço, distribuindo abraços pelas ruas.

Por que devemos abraçar nossos filhos?

O abraço é um gesto simples e gostoso de dar e receber! Mesmo assim, muitas vezes por conta da correria do dia a dia, nos esquecemos de abraçar quem a gente ama.

Você sabia que o abraço faz muito bem para bebês e crianças? Ainda no útero, o toque na barriga é um estímulo importante para o bebê. Depois que ele nasce, o toque reforça o vínculo com a mãe e é por meio desse contato que ele passa a se relacionar com o mundo!

Método canguru

Para comprovar a importância do contato com a pele do bebê, é só observar as vantagens do método canguru para o desenvolvimento daqueles que nascem prematuros: o toque do recém-nascido com a pele da mãe é um santo remédio!

Depois de maiorzinhos, o contato pele com pele transmite segurança, por isso um abraço ajuda no desenvolvimento saudável dos pequenos. Além de segurança, o toque representa apoio e consolo para as crianças.

Sensação de bem-estar

É só lembrar da sua infância: quando sentíamos medo, era só receber o abraço de nossos pais que tudo ficava bem. Isso acontece porque na pele existem terminações nervosas que estimulam a produção de hormônios que trazem bem-estar para o organismo.

Você conhece o sling?

Para as mamães que querem proporcionar conforto e afeto por meio do toque a seus bebês, a dica é usar o sling

sling nada mais é que um tecido com argolas que permite à mamãe carregar seu bebê junto ao corpo. Ele forma uma espécie de rede e alguns bebês ficam tão aconchegados no sling que chegam até a cochilar!

Como se vê, o abraço só traz sensações positivas! Não é à toa que o Dia do Abraço se popularizou pelo mundo todo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES