Recentemente, a Fiocruz identificou, no país, casos de sorotipo 3 do vírus da dengue, após 15 anos, situação que preocupa autoridades
Um estudo divulgado na quarta-feira, 10, revela que quatro casos da infecção foram registrados neste ano
De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de dengue neste ano estão concentrados em todos os estados do Sudeste e Centro-Oeste.
O boletim se baseia em dados consolidados até o dia 5 de abril pela Gerência de Vigilância Epidemiológica.
Mesmo com a medicina moderna, algumas enfermidades mais agressivas podem matar rapidamente
Ministério espera que, com nova biofábrica, estratégia de combate às doenças chegue em ao menos 70% dos municípios
De acordo com o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%.
O alerta ocorre pelo aumento dos registros dessas doenças, como os casos de dengue, que cresceram 43,8% até março deste ano.
Mesmo com essa redução, a população precisa continuar atuando para impedir o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A maioria dos cuidados que devem ser tomados nos ambientes públicos e privados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
As ações são com eliminação de criadouros do mosquito, destruição de focos, coleta de larvas e educação sanitária. Nesta sexta-feira (17) a força tarefa executou ações no bairro Morros, zona Leste.
O biólogo Osmaikon Lobato, que faz parte de equipe de vigilância de epizootias no estado do Piauí, ressalta que os macacos não transmitem febre amarela e que eles são tão vítimas quanto os humanos.
A biotecnologia, que já foi usada em São Paulo, Bahia e Tocantins, poderá ser implantada no Piauí no âmbito público e privado
Casos de dengue em Teresina tiveram uma redução significativa na penúltima semana do ano.
O Zika Vírus apresentou 12 casos confirmados e nenhum óbito. Foram notificados no total 124 casos
Dados são do boletim epidemiológico emitido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nesta sexta-feira (18)
A limpeza de quintais e a atenção com possíveis reservatórios de água próximo a residências é o primeiro passo para a prevenção das três doenças
Em 2022, o Piauí tem vivenciado um surto das arboviroses, indicativo constatado pelos números contidos no Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.
Os resultados dos estudos mostraram que a vacina reduziu a febre e a hospitalização nas pessoas infectadas
Dados são organizados pela plataforma Meu Resíduo, retirados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
O número de casos saltou de 96.288 para 162.407 (68,6%). O Ceará registra a maior quantidade de casos e mortes no período.
Mais pesquisas são necessárias para determinar como outras pistas visuais e olfativas podem ajudam os mosquitos a detectar potenciais hospedeiros.
A FMS recomenda atividades de cuidados que devem ser tomados dentro de casa para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Na segunda semana de agosto, foram registrados apenas sete casos, uma redução de 92% se comparado com os sete primeiros dias do mês.
Segundo o boletim, na Semana Epidemiológica (SE) 28 foram notificados 22 novos casos de Dengue, enquanto na SE 27, tiveram 55 casos notificados.