Anemia: Tudo o que você precisa saber sobre a doença e como evitar

Falta de apetite e dificuldades de aprendizado são alguns dos principais sintomas da anemia, doença que atinge 30% da população mundial

Avalie a matéria:
O maior problema de nutrição do Brasil é a falta de ferro, uma deficiência que pode ser facilmente solucionada | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A anemia é definida como uma deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) do sangue que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo. Como consequência, diferentes tecidos e órgãos do corpo sofrem com a falta de oxigenação, o que pode gerar diferentes sintomas. O tratamento depende do tipo e da gravidade do problema — e vai desde a suplementação de ferro ou vitaminas do complexo B até o transplante de medula óssea.

Na maioria das vezes, a anemia é consequência de uma doença ou carência nutricional, e não uma enfermidade em si. “A anemia é uma condição em que há uma diminuição do número de glóbulos vermelhos ou da concentração de hemoglobina no sangue, prejudicando o transporte de oxigênio pelo corpo”, explica a Dra. Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela SBEM

De acordo com a especialista, existem vários tipos de anemia, incluindo a ferropriva, hemolítica, aplástica e megaloblástica, cada uma com causas específicas. Os principais sintomas dessa condição são: 

  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Palidez
  • Tonturas
  • Palpitações
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Mãos e pés frios
  • Unhas quebradiças
  • Dor de cabeça

COMO É O TRATAMENTO DA ANEMIA?

O tratamento varia conforme a causa. Se a anemia for do tipo ferropriva, por exemplo, a suplementação de ferro é a principal indicação. Já em casos de deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, a reposição desses nutrientes pode ser necessária. “Para anemias relacionadas a outras condições médicas, o tratamento da doença subjacente pode ajudar a aliviar os sintomas”, explica.  Já em situações específicas, como anemia grave ou aguda, transfusões de sangue ou medicamentos podem ser utilizados conforme a orientação médica. 

ANEMIA E ALIMENTAÇÃO

A alimentação desempenha um papel importante na prevenção e no tratamento da anemia. Por isso, vale a pena seguir algumas dicas; Inclua alimentos ricos em ferro na alimentação, como carnes vermelhas, aves, peixes, leguminosas, vegetais verde-escuros e cereais fortificados, que ajudam na prevenção contra a anemia ferropriva. Consuma alimentos ricos em Vitamina B12 (principalmente de origem animal) e ácido fólico (como vegetais folhosos, leguminosas, frutas cítricas), já que contribuem para a saúde dos glóbulos vermelhos e previne anemias relacionadas a deficiências desses nutrientes.

A vitamina C auxilia na absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal. Consumir alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, pimentão e brócolis, junto com fontes de ferro pode melhorar a absorção. Evite inibidores de absorção de ferro: algumas substâncias, como taninos presentes no café e chá, podem diminuir a absorção de ferro. Por isso, evitar o consumo dessas bebidas durante as refeições pode ser benéfico. É importante combinar uma alimentação saudável com uma boa rotina de exercícios físicos para prevenir contra a anemia, já que a doença, quando não tratada, pode gerar algumas complicações. 

A fadiga crônica é uma das principais complicações, pois a redução do oxigênio disponível para os tecidos afeta a energia e a produtividade”, explica a Dra. Thais. “Essa condição também pode causar problemas cardiovasculares, já que o coração precisa trabalhar mais para compensar a falta de oxigênio, aumentando o risco de insuficiência cardíaca, arritmias e até infarto”, pontua. A anemia pode agravar outras condições médicas, retardar a cicatrização e afetar o sistema imunológico, tornando o organismo mais suscetível a infecções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES