Aumenta o índice de Tuberculose no Piauí; Saiba mais sobre a doença

Apesar de ser uma doença que tem cura e é SUS, ela ainda tem altos índices de mortalidade.

Aumenta o índice de Tuberculose no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2023 foram contabilizados 916 novos casos de tuberculose no estado do Piauí até o momento, o que representa uma incidência de 27,7 novos casos para cada 100 mil habitantes. Apesar de ser uma doença que tem cura, e é tratada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a doença ainda tem altos índices de mortalidade.

Entenda como ocorre a transmissão

A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa pelo ar, através da tosse, espirro ou fala. E é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos como rins, ossos e cérebro.

Saiba quais os sintomas

Tosse persistente entre duas ou três semanas pode ser um indício de que a pessoa está infectada com a doença. A pessoa pode ter também febre, emagrecimento, dor torácica, sudorese noturna e escarro de sangue. O diagnóstico é feito pela radiografia e exame de escarro, de forma gratuita em unidade de Saúde.

Como é feito o tratamento

O tratamento consiste em um esquema de antibióticos por pelo menos seis meses. Após 15 dias iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. No entanto, tem que manter o tratamento por 06 meses, caso contrário pode desenvolver a forma multirresistente da doença, cujas medicações são mais potentes, com mais efeito colateral do que o tratamento habitual. A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, e protege as crianças contra as formas mais graves da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES