Beijou no Carnaval e tem estes sintomas? Pode ser a doença do beijo

Seja no bloquinho no meio da rua, seja atrás do trio na avenida, no Carnaval o mais comum é beijar muito, mas isso pode ter consequências

Beijar muito no Carnaval pode resultar em doença do beijo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seja no bloquinho no meio da rua, seja atrás do trio na avenida, no Carnaval o mais comum é beijar muito. No entanto, depois dos dias de folia, alguns sintomas podem aparecer na boca e indicar que sair beijando desconhecidos não foi uma boa ideia. Isso porque a boca humana é abriga muitos fungos, bactérias e vírus que podem causar infecções. Segundo o Ministério da Saúde, entre as mais comuns estão a doença do beijo, o sapinho e a herpes.

A mononucleose infecciosa, conhecida popularmente como doença do beijo, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV) e o principal veículo de transmissão é a saliva. A doença afeta, principalmente, jovens e adultos com idade média entre 15 a 25 anos e é considerada comum no mundo inteiro. O maior problema da doença do beijo é que ela pode ser transmitida pela pessoa infectada sem sintomas até um ano após a infecção.

Estudos demonstram que até 90% da população já foi infectada por EBV em alguma fase da vida. Os sintomas dessa enfermidade duram em média 30 a 45 dias e causam dor de garganta, fadiga, mal-estar, febre e inchaço dos gânglios. Em casos mais graves, é possível desenvolver dor nas articulações e na barriga, além de manchas pelo corpo. Não existe tratamento específico para mononucleose. 

Sapinho

O sapinho é uma micose causada por um fungo chamado Candida albicans, que costuma viver na pele e em mucosas. Ele se alimenta de substâncias encontradas no corpo, sem provocar nenhum tipo de dano. Isso porque o fungo vive na camada constituída pelas células mortas. Entretanto, quando o nosso sistema de defesa fica vulnerável, os fungos conseguem se reproduzir com mais facilidade, provocando uma variedade de lesões. Os principais sinais são pontos brancos escamosos (semelhantes a pedaços de queijo), que cobrem a língua, as gengivas, a parte interna das bochechas e, às vezes, os lábios.

Herpes

A herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex vírus e os sinais são visíveis. A pessoa infectada, geralmente, apresenta bolhas pequenas e doloridas na região dos lábios. O contato com o vírus ocorre na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma inativa, até que venha a ser reativado. 

A transmissão pode ocorrer mesmo quando o portador não possui lesão aparente. Algumas situações geram reações no organismo que permitem a reativação do vírus. Não há cura para a herpes. Em alguns casos, o médico pode prescrever medicamentos para uso local (na forma de cremes ou soluções) ou para uso oral, na forma de comprimidos.

Os sintomas da herpes aparecem nos lábios e também nos órgãos genitais, quando então se configura infecção sexualmente transmissível (IST). Por isso, é preciso ter cuidado. A herpes genital pode ser porta de entrada para outras IST, como sífilis, HPV e HIV. Daí a importância do uso de camisinha em todas as relações sexuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES