Calor extremo: conheça os riscos para o corpo e como evitá-los

Devido a um bloqueio atmosférico, que tem impedido a chegada de frentes frias, o Brasil iniciou este semana com uma onda de calor extremo

É preciso buscar formas de amenizar o calor para diminuir os riscos para a saúde | Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Devido a um bloqueio atmosférico, que tem impedido a chegada de frentes frias, o Brasil iniciou este semana, a última do inverno, com uma onda de calor extremo. A previsão é de que as temperaturas cheguem a mais de  40º C em várias regiões do país, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.

Além do grande desconforto, as altas temperaturas podem trazer problemas graves de saúde, caso não se tomem os cuidados necessários. É possível que a pessoa apresente quadros de hipertermia e insolação, que podem levar inclusive à morte, principalmente entre pessoas mais vulneráveis como idosos e crianças.

A médica de família e comunidade, Mayara Floss, em entrevista a Natuza Nery, falou sobre medidas que podem ser adotadas neste período para ajudar a diminuir os efeitos das altas temperaturas. A profissional também criticou a falta de políticas públicas de adaptação às mudanças climáticas. "Regiões, por exemplo, de favela, regiões que têm poucas árvores – onde tem vastas monoculturas... Esses fatores demográficos colocam essas populações em risco", diz.

Para amenizar os efeitos do calor, a médica elenca algumas medidas, como colocar uma garrafa de água gelada para resfriar áreas de dobras do corpo, como as axilas; carregar uma muda de roupas mais leve para utilizar no transporte público durante os horários de pico; deixar a casa mais ventilada durante o período noturno e mais fechada durante o dia, e, se possível, priorizar horários de trabalho no início da manhã, evitando os horários de maiores altas na temperatura.

Insolação

Segundo o Ministério da Saúde, a insolação é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. O quadro de insolação merece especial atenção porque com o aumento rápido da temperatura corporal, a pessoa acaba perdendo muita água, sais e nutrientes importantes para manutenção do equilíbrio do organismo. É importante lembrar que a condição da insolação está bastante associada ao clima quente e seco, mas também pode ocorrer em ambientes úmidos.

Fatores de risco

Alguns fatores, hábitos, posturas, comportamentos e situações podem aumentar os riscos de insolação. Crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas, como câncer, diabetes, hipertensão, e pessoas com imunidade baixa, como transplantados e portadores de HIV/Aids, devem ter cuidado especial com a insolação, uma vez que esta condição pode provocar efeitos colaterais graves com maior probabilidade nesse público. Podem contribui para a insolação: não beber líquidos adequadamente, ingerir muito álcool ou cafeína, pessoas que têm gastroenterites, pessoas que fazem uso de medicamentos para pressão alta, diuréticos, antidepressivos ou antipsicóticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES