Como um banho frio antes de dormir afeta seu sono

Confira o que diz a ciência sobre como os banhos frios - e quentes - afetam seu corpo e sua capacidade de dormir.

Avalie a matéria:
banho frio | Reprodução

Por centenas de anos, o banho frio tem sido uma forma de revigorar o corpo. Antigos romanos costumavam passar por várias salas aquecidas antes de mergulhar em um banho frio. Hoje, a maioria das pessoas simplesmente gira o botão do chuveiro para obter um jato de água fria.

Há muitos benefícios relatados do banho frio ou do banho no corpo. Esses incluem:

aumento da imunidade

aumento da sensação geral de vitalidade

melhora da circulação sanguínea

Pode fazer você se sentir mais acordado

Banho frio antes de dormir (Foto: reprodução)

Pesquisadores em um estudo mais antigo de 2002 descobriram que a exposição ao frio ativa o sistema nervoso simpático. Como resultado, o corpo libera hormônios como norepinefrina e cortisol. A norepinefrina em particular desencadeia uma reação nos vasos sanguíneos do corpo destinados a redistribuir o sangue e aquecer o corpo.

O corpo libera níveis de cortisol ao longo do dia que seguem um padrão bastante previsível. O cortisol geralmente atinge o pico por volta das 9h e diminui para seu ponto mais baixo por volta da meia-noite. 

Os banhos frios ajudam a dormir?

No entanto, um estudo sobre a exposição ao frio descobriu que o corpo libera cortisol quando exposto ao frio, enquanto outro descobriu que o aumento dos níveis de cortisol à noite pode levar a um sono insatisfatório. Isso pode sugerir que tomar um banho frio antes de dormir pode ser menos benéfico para o sono.

Sendo assim, os banhos frios podem ser úteis para quem quer se sentir mais acordado ou alerta durante o dia.

Pode impulsionar seu sistema imunológico

Para testar a teoria de que os banhos frios estimulam o sistema imunológico, foram analisados mais de 3.000 participantes em quatro grupos de ensaio: um grupo tomou apenas banhos quentes, enquanto três grupos tomaram banhos quentes e incluíram um jato de água fria por 30, 60 ou 90 segundos no final do banho.

Na conclusão do estudo, os pesquisadores mediram fatores como doença relatada e faltas por doença ao longo de 30 dias. Eles descobriram que aqueles que incluíram qualquer jato de água fria durante o banho tiveram uma redução de 29% nos dias de doença do que aqueles que tomaram apenas banhos quentes.

Curiosamente, os participantes não relataram que ficaram doentes por menos dias, apenas que seus sintomas não eram tão intensos, então eles puderam trabalhar. Os pesquisadores teorizaram que a água fria pode ter ajudado a reduzir a intensidade de seus sintomas percebidos

Acalma os músculos doridos após o exercício

Atletas profissionais há muito usam banhos de gelo para aliviar os músculos doloridos após um jogo ou corrida. Embora os banhos frios possam aumentar os níveis hormonais em pessoas sedentárias e que tomam banho frio, eles podem ter o efeito oposto naqueles que se exercitam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES