Conheça produto químico que está associado ao câncer de fígado

Segundos dados do INCA, estimam-se cerca de 10,7 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025

Avalie a matéria:
O tumor de fígado é a terceira principal causa de morte por câncer em todo o mundo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo recente divulgado pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que podemos estar expostos a um produto químico presente em muitos utensílios domésticos e embalagens de alimentos que favorece o desenvolvimento de um câncer de fígado. O tumor de fígado é a terceira principal causa de morte por câncer em todo o mundo. No Brasil, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam cerca de 10,7 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025.

O produto químico responsável por aumentar o risco dessa condição se chama Sulfonato de perfluorooctano (PFOS), que faz parte de produtos artificiais chamados substâncias per e polifluor alquil (PFAS). Pouco conhecido pelo nome de batismo, ele é utilizado em uma grande variedade de produtos por conta de propriedades como anti aderência, impermeabilidade e resistência a manchas.

Entre alguns exemplos de produtos que levam esse produto, destacam-se panelas antiaderentes e roupas impermeáveis. Em comunicado, Jesse Goodrich, um dos responsáveis pela condução do estudo, revelou mais informações sobre o resultado. “O câncer de fígado é um dos desfechos mais graves na doença hepática e este é o primeiro estudo em humanos a mostrar que os PFAS estão associados a essa doença”, afirmou.

Os pesquisadores descobriram que pessoas mais expostas a esses produtos tinham até 4,5 vezes mais chances de desenvolver o tipo mais comum de câncer de fígado, o carcinoma hepatocelular não viral. Dadas às novidades constatadas pelo experimento, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) cortou o nível aceitável desse químico em produtos domésticos em mais de 99%. Apesar disso, especialistas temem que o dano já tenha sido feito e que muitas pessoas possam enfrentar problemas de saúde significativos no futuro.

Os tipos de câncer de fígado

O câncer de fígado pode ser de dois tipos: primário (que tem origem no próprio órgão, nos hepatócitos ou nos ductos biliares, principalmente) e secundário, que representa 70% dos casos, e se originam em outros órgãos. Entre os tumores primários, destacam-se:

  • Carcinoma hepatocelular ou hepatocarcinoma:É o tipo mais comum, responsável por cerca de 90% dos casos. Como opróprio nome descreve, trata-se do tumor que se origina dos hepatócitos, o principal tipo celular funcional do fígado;
  • Colangiocarcinoma: Responsável por um em cada 10 tumores malignos hepáticos, surge nos ductos biliares, estruturas em forma de cano responsáveis pelo transporte da bile do fígado para o intestino.
  • Carcinoma hepático, variante fibrolamelar: É pouco frequente e não tem associação aparente com cirrose hepática ou infecção pelos vírus da hepatite B e C. Tem prognóstico melhor do que o carcinoma hepatocelular comum.

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de fígado, então, envolve geralmente a realização de uma biópsia hepática ou de algum outro órgão suspeito de disseminação à distância. Mas quando o quadro clínico em associação aos exames de imagem é altamente indicativo de algum tumor e a dosagem de AFP for maior ou igual a 400 ng/ml, o diagnóstico de câncer pode ser estabelecido já sem a necessidade de uma biópsia. Vale ressaltar que o hepatocarcinoma tende a apresentar um curto tempo de evolução e cresce rapidamente.

Tratamento

O câncer de fígado é comumente acompanhado de alterações na função do órgão. Por isso, é importante avaliar a função hepática e o grau de comprometimento antes de definir a melhor estratégia de abordagem. O tipo de tratamento é definido a partir do estágio em que a doença se encontra: O tumor pode ser curável por meios cirúrgicos nas fases em que é único e não invadiu os vasos sanguíneos ao redor do fígado (tumor primário).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES