Cuscuz, tapioca ou pão francês: qual o melhor para quem quer emagrecer?

Pão francês, cuscuz e tapioca são alimentos comuns na casa do brasileiro

O cuscuz é um alimento bastante comum na dieta dos brasileiros, sobretudo de quem vive no Nordeste | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pão francês, cuscuz e tapioca são alimentos comuns na casa do brasileiro, uns mais do que outros, de acordo com a região do país. O fato é que, seja no jantar, no café da manhã e até mesmo no almoço, esses itens fazem parte da alimentação de boa parte da população do país. No entanto, na hora de compor uma dieta para perda de peso, qual a melhor opção entre as três?

Quem está em processo de emagrecimento e costuma consumir esses alimentos provavelmente já teve essa dúvida. Para responder esse e outros questionamentos sobre o assunto, o médico especialista em saúde e emagrecimento, Renan Botelho, fez um comparativo entre esses três itens, em entrevista para o Tudo Gostoso.

Calorias: quem leva a melhor? O especialista explica que um pão francês, em quantidade de calorias, é o equivalente a duas colheres de sopa de tapioca e a 100 gramas de cuscuz. Em quantidades de alimento, o pão francês equivale a uma porção bem maior do que a tapioca e menos do que o dobro do cuscuz, com a mesma quantidade de calorias.

O que mais levar em consideração? Botelho ressalta que não são apenas as calorias que devem ser levadas em consideração. "O índice glicêmico importa", avisa o médico. Diante disso, qual dos três alimentos possui o maior índice glicêmico? O especialista em saúde e emagrecimento explica que é o cuscuz, seguido da tapioca e, por último vem o pão francês. 

O médico explica ainda que índice glicêmico é a velocidade com que o alimento se transforma em açúcar no sangue. Quanto menor o índice glicêmico de um alimento, mais lento será o aumento da glicose no sangue depois de ingerido. Quando o alimento vira açúcar muito rápido, acontece um pico de insulina. 

Sem glúten

Entre os três alimentos analisados, o cuscuz e a tapioca não possuem glúten. Mas eles podem ser consumidos à vontade por causa disso? Botelho explica que isso não libera as pessoas para comerem esses alimentos em grandes quantidades. "O glúten é um dos problemas do pão francês, mas pensando em calorias e índice glicêmico, talvez eles sejam menos piores", afirma.

CALORIAS

Pão francês: 125 cal (45g ou 1 unidade)

Tapioca: 123 cal (35g ou 2 colheres de sopa)

Cuscuz: 122 cal (100g ou 1 unidade grande)

ÍNDICE GLICÊMICO

IG pão francês: 95

IG tapioca: 115

IG cuscuz: 140



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES