Dentes desalinhados são um desafio estético e funcional; veja tipos!

Dentista fala sobre problemas causados por esse tipo de má formação dentária.

Dentes desalinhados são um desafio estético e funcional; veja tipos! | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dentes desalinhados são mais do que uma questão estética, podem também representar desafios funcionais e de saúde bucal. Esse problema, comumente conhecido como dentes desalinhados, ocorre quando os dentes não estão alinhados corretamente na arcada dentária. Isso pode levar a dificuldades na mastigação, problemas de fala e até mesmo dores de cabeça devido à pressão desigual sobre a mandíbula.

O QUE DIZ O PROFISSIONAL? Conforme o dentista Antônio Francisco Torres, a questão genética tem forte relevância nessa formação dentária. “Importante lembrar que somos frutos dos nossos ancestrais. Pai e mãe costumam ter formações dentárias diferentes. E o filho acaba herdando características de ambos. E o desalinhamento costuma ser consequência dessa diferença de estrutura óssea dos pais”, ressalta.

TIPOS DE DESALINHAMENTOS: Torres explica que existem diferentes tipos de desalinhamentos. Eles podem ser problemas dentários ou esqueléticos. “No segundo caso, dos problemas ósseos, eles devem ser tratados quanto antes, porque será necessária uma intervenção na estrutura dos ossos. Pode ser preciso barrar ou estimular o desenvolvimento para se ter uma harmonização. Já o problema ortodôntico pode ser tratado depois da dentição já definitiva, podendo se estender a fase adulta”, diz o profissional.

SAÚDE BUCAL: Segundo o especialista, corrigir dentes desalinhados não é apenas uma questão estética, mas também uma medida crucial para promover a saúde bucal e o bem-estar geral. “A pessoa com dentes desalinhados pode ter dificuldade ao mastigar, para falar, ter desgaste acentuado nos dentes, dores e problemas nas articulações, podendo resultar até em cefaleias e distúrbios do sono. E tudo isso pode ser evitado com o diagnóstico e tratamento correto”, explica o dentista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES