Descubra os hormônios do bem-estar e saiba como estimular a produção deles

Eles são responsáveis por nos proporcionar estado de conforto, satisfação e tranquilidade

Os hormônios do bem-estar nos proporcionam estado de conforto, satisfação e tranquilidade | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que existem hormônios do bem-estar, que são responsáveis por nos proporcionar estado de conforto, satisfação e tranquilidade? Eles existem e é possível estimulá-los com algumas atitudes para manter o bem-estar ao longo do dia. A nutricionista Mayara Stankevicius vai explicar como funcionam esses hormônios.

Ela explica, de início, qual é o impacto deles para o bem-estar das pessoas. “Quando estão em níveis adequados, nos sentimos com mais energia, motivados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia”, afirma. Ela afirma ainda que eles são capazes de regular o sono e melhorar a memória, além de aumentarem a resistência.

A serotonina é um desses hormônios e ela atua na manutenção da sensação de prazer e do sono. Já a endorfina está relacionada à sensação de euforia e é considerada como “anestésico natural” do corpo, por ser responsável pelo alívio da dor. A dopamina é tida como o hormônio da recompensa e é liberada quando o cérebro espera ser recompensado por algo. 

A ocitocina é um dos hormônios de bem-estar mais populares e é conhecida como o hormônio do amor. Ela é liberada em situações de carinho e toque, como abraço e beijo. Vale ressaltar que a sua produção também se dá durante o trabalho de parto, poie ela ajuda na “conexão” mãe e bebê e é essencial para a amamentação.

Desequilíbrio hormonal?

A nutricionista afirma que quando esses hormônios estão em desequilíbrio pode acarretar uma série de doenças. A falta de serotonina, por exemplo, está relacionada com ansiedade, depressão, transtornos alimentares, como compulsão alimentar e até distúrbios do sono. Já a baixa de endorfina tem como resultado a queda na tolerância à dor, além de sensação de tristeza e falta de motivação.

“A falta de oxitocina ainda é associada com a depressão pós-parto. Isso porque, durante o nascimento do bebê, ela desempenha um papel importante no vínculo mãe-criança e na regulação do humor”, declara Stankevicius. Já a dopamina, que está ligada à sensação de prazer e recompensa, quando em baixa quantidade se associa à depressão.

Mayara ensina ainda como aumentar esses hormônios no organismo e, consequentemente, a sensação de bem-estar. “A alimentação saudável desempenha um papel importante na produção desses hormônios, já que alimentos ricos em triptofano, como peixes, ovos, nozes e sementes, e podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina”, encerra Mayara Stankevicius, em entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES