Este sintoma pode indicar problema nos rins e é melhor não ignorar

Os rins são órgãos importantes para o bom funcionamento do organismo e devemos ficar atentos aos sinais de que algo não vai bem

Os rins precisam de cuidados para se evitem problemas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os rins são órgãos importantes para o bom funcionamento do organismo e, quando ele está doente, alguns sinais de que algo não vai bem costumam a aparecer. Um deles são as contraturas musculares, segundo o site Health Digest, que podem ter diversas causas, como movimentos bruscos ao sentar ou mesmo uma postura inadequada, esforço excessivo, mas também problema renal.

POR QUE ISSO ACONTECE? Quando os rins estão com sua função comprometida, os músculos também podem ser afetados. Isso acontece devido a desequilíbrios nos níveis de cálcio e fósforo. Isso pode levar a pessoa a apresentar espasmos musculares, fraqueza, cãibras e dores. "Indivíduos com doença renal muitas vezes não apresentam sintomas até os estágios avançados da doença, quando ocorre falência renal ou quando há grandes quantidades de proteína na urina", explica o médico Joseph Vassalotti, da National Kidney Foundation.

OUTROS SINAIS. Um dos problemas da doença renal é que, com o tempo, os rins podem não conseguir eliminar adequadamente o excesso de líquidos do corpo, aumentando assim o risco de infecções. Outros sinais a serem observados para esse tipo de doença incluem presença de sangue na urina, inchaço ao redor dos olhos e nos pés, e tornozelos inchados.

COMO PREVENIR? Segundo o Ministério da Saúde, a prevenção das doenças renais crônicas está diretamente relacionada a estilos e condições de vida das pessoas. Tratar e controlar os fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de prevenir doenças renais. 

FUNÇÕES RENAIS. A principal função do rim é remover os resíduos e o excesso de água do organismo. A Doença Crônica Renal leva a uma redução dessa capacidade, por pelo menos três meses, e é classificada em seis estágios, conforme a perda renal. O rim tem múltiplas funções e todas elas são fundamentais para o organismo se manter vivo e funcionando. As principais funções renais são excreção de produtos finais de diversos metabolismos; produção de hormônios; controle do equilíbrio hidroeletrolítico; controle do metabolismo ácido-básico; controle da pressão arterial.

Tratamento gratuito

Para os pacientes com Doença Crônica Renal, o SUS oferta duas modalidades de Terapia Renal Substitutiva (TRS), tratamentos que substituem a função dos rins: a hemodiálise, que bombeia o sangue através de uma máquina e um dialisador, para remover as toxinas do organismo. O tratamento acontece em clínica especializada três vezes por semana. A diálise peritoneal feita diariamente na casa do paciente e a diálise peritoneal, que é feita por meio da inserção de um cateter flexível no abdome do paciente, é feita diariamente na casa do paciente, normalmente no período noturno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES