Estes 5 sinais mostram que você precisa de ajuda psicológica

A psicologia é fundamental para os cuidados com a saúde mental e saber a hora de buscar ajuda também

Saber a hora de buscar ajuda psicológica é fundamental para quem está em sofrimento | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A psicologia é fundamental para os cuidados com a saúde mental, podendo atuar na promoção, prevenção e intervenção de queixas psicoemocionais, psiquiátricas e psicopatológicas. No entanto, a pessoa que necessita de ajuda, precisa estar ciente dessa necessidade para que possa buscar esse apoio. Para ajudar com isso, o psicólogo clínico e psicanalista Wagner Marinho, enumera cinco sinais indicativos de que uma necessita de acolhimento psicológico.

Problemas para se relacionar por causa de timidez, autoestima baixa ou medo de se expor é sinal de que a pessoa precisa de ajuda. "A desvalia (sensação de não ter valor para o outro) é uma queixa comum em adolescentes e jovens adultos e demanda atenção. Inclusive, essa é uma das fontes importantes para o surgimento de quadros de ansiedades que precisam ser encaminhados quando identificados", explica. Segundo psicólogo, o tratamento de conflitos internos em dinâmicas de relacionamento é importante para prevenção de quadros estruturais.

Conflito familiar

Se você é uma pessoa que se sente incomodada na presença de familiares, em ocasiões como almoços de domingo ou datas comemorativas, isso pode ser um sinal de que você precisa de ajuda psicológica. Quanto mais isso se prolonga, maiores poderão ser os prejuízos. "Há pessoas que conseguem transitar bem por esse ambiente ainda que ele gere tais desconfortos. No entanto, é comum pacientes procurarem terapia ou análise em busca de compreensão dos efeitos colaterais provocados pela dinâmica familiar na infância", diz o psicanalista.

Luto

Cada pessoa lida de forma diferente com o luto, para algumas, a ajuda psicológica será fundamental para passar por esse momento de forma menos difícil. Há ainda os casos de luto que se vivencia em finais de relacionamentos amorosos. "Também entramos em luto quando perdemos algo importante ou a idealização alimentada por um desejo", afirma Wagner. O tratamento ajuda a evitar que o quadro se agrave. "Uma vez tratado desde início, previne que o paciente desenvolva quadros mais graves tais como depressão e ideação suicida", diz o profissional.

Prejuízos na comunicação

Para algumas pessoas é comum a existência de embates no processo comunicativo. "O psicólogo é um profissional que atua como termômetro importante para que os pacientes tenham feedbacks sobre construção de narrativas, entonação e autodescaracterização, principalmente quando o sujeito trabalha em cargos de lideranças ou é tomador de decisões em diferentes frentes", revela.

Diagnóstico psiquiátrico

É importante ressaltar que após o diagnóstico, feito pelo psiquiatra, o psicólogo é fundamental no processo de cuidados do paciente, ele é o profissional da escuta qualificada. "A psicologia é uma ferramenta indispensável no tratamento de demandas específicas como, por exemplo, ansiedade, depressão, autismo, TDAH, vício de substâncias lícitas e ilícitas, transtorno de personalidade, entre outros", explica Wagner.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES