Estes 5 sinais revelam que sua pele está tão estressada quanto você, veja como tratar

Saiba como cuidar do maior órgão do corpo, a pele, e como seu funcionamento pode ser afetado por ansiedade e inquietação

Avalie a matéria:
Imagem ilustrativa de mulher com pele irritada | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estresse pode surgir de forma astuta: sono ruim, irritabilidade, mudança extrema de apetite e até mesmo problemas intestinais. Se você vem notando que sua pele está seca, avermelhada ou irritada, pode estar enfrentando mais uma forma de estresse disfarçado. A pele, o maior órgão do corpo, pode ser uma das áreas mais afetadas, pela sua sensibilidade.

O dermatologista Brendan Camp, em entrevista ao Terra, explica que a pele é o maior órgão do corpo humano e está sujeita aos mesmos efeitos do estresse que os outros sistemas orgânicos. “O estresse excessivo ou prolongado pode afetar o funcionamento das células da pele, ou a maneira como o sistema imunológico interage com a pele". Em outras palavras, quando você está sentindo ansiedade e inquietação, sua pele pode refletir esses sentimentos.

Sinais de pele estressada:

1. Acne/pele oleosa: "Entre muitas funções, o cortisol aumenta a produção de óleo das glândulas sebáceas, o que piora a acne", explica Murphy-Rose. Então, se você notar mais cravos e espinhas durante semanas de trabalho mais desafiadoras ou após longos dias de viagem, saiba que o motivo talvez seja todo esse estresse.

2. Sinais acelerados de envelhecimento: Às vezes, o estresse também faz com que a pele pareça mais velha do que sua idade biológica. "Sinais de estresse prolongado podem contribuir para o envelhecimento prematuro da pele na forma de linhas finas, rugas e flacidez", diz Camp.

3. Vermelhidão, descamação, urticária e coceira: diante de prazos apertados no escritório, talvez você note vermelhidão ou descamação. "A vermelhidão ocorre quando os vasos superficiais da derme se dilatam, conferindo uma tonalidade rosa ou vermelha à pele", diz Camp. Ele e Murphy-Rose concordam que este é mais um caso em que o corpo projeta sentimentos na pele - então, fique de olho.

4. Piora das crises de rosácea ou psoríase: as pessoas com rosácea ou psoríase às vezes percebem que os sintomas pioram durante períodos de pressão intensa no trabalho ou em casa. "Níveis elevados de cortisol também causam desregulação do sistema imunológico, desencadeando respostas inflamatórias na pele que pioram a psoríase e o eczema, entre muitos outros problemas. O aumento da inflamação provoca vermelhidão, descamação e coceira", esclarece Murphy-Rose.

5. Herpes labial: O herpes labial, bolhas dolorosas que aparecem nos lábios e na boca, também tendem a se manifestar em momentos tumultuados. As lesões, que duram de 5 a 7 dias e costumam causar coceira, ardência e até mesmo formigamento na boca. 

Como tratar a pele estressada:

- Priorize seu bem-estar físico e mental

- Tenha uma dieta balanceada

- Pense bem na hora de escolher os produtos de cuidados com a pele

- Priorize o sono e exercícios físicos

- Procure tratamento para acne e outros problemas de pele

Seu corpo tem muitas maneiras de dizer que você precisa desacelerar e descomprimir. Então, garanta a ele que você esteja ouvindo, procure ter bons hábitos e procurar ajuda de um especialista. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES