Libido baixa pode ser sinônimo de estresse; especialista esclarece tema

Na baixa libido, há diminuição do interesse e do prazer no sexo ou isso nem sequer existe, independente do momento

As causas da libido em baixa podem ser multifatoriais, e é preciso entender que não se deve sentir culpa por isso | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando o assunto é desejo sexual, não há um nível considerado normal, mas é possível notar quando a libido está baixa. Na baixa libido, há diminuição do interesse e do prazer no sexo ou isso nem sequer existe, independente do momento. Há diversos motivos para que haja falta de desejo sexual, como uso de medicamentos, desequilíbrio hormonal e situações frequentes de estresse e cansaço

Os principais fatores para a redução do desejo sexual hipoativo não são causas físicas ou orgânicas, ressalta o ginecologista e obstetra Leonardo Valladão. "Não é um mau funcionamento ovariano ou uma mulher que tenha uma alteração da vulva, na vagina, que tenha dor na relação sexual. A maior parte das causas estão relacionadas ao cansaço, estresse, diminuição ou perda do estímulo pelo parceiro", ressalta o médico, especialista em Medicina Fetal, em entrevista ao site Terra.

Estresse crônico

Com avaliação complementar a do ginecologista, a psiquiatra Danielle H. Admoni pontua que esse problema costuma ser identificado em pacientes com quadros de estresse crônico, problema que é considerado fator de risco para diversas doenças cardiovasculares. Nesses casos, não se trata de episódios de "nervoso", mas sim situações constantes que culminam na liberação de substâncias como adrenalina e noradrenalina. Tais hormônios são neurotransmissores que aumentam a frequência cardíaca, respiratória e a resistência vascular, provocando impactos físicos no indivíduo.

Outra substância que é estimulada por essa tensão é o cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Quando em níveis altos no corpo, ele também afeta a libido. "A libido está muito relacionada com a questão emocional, então se a gente não está bem do ponto de vista psíquico e, principalmente, no relacionamento, a libido acaba sendo bastante afetada, é uma das coisas que a gente sempre pergunta na primeira consulta", confirma a médica.

Estresse também prejudica os cabelos

Não é só o desejo sexual que sofre com os níveis de estresse do corpo. A alta de substâncias como adrenalina e cortisol tem como consequência o enfraquecimento das unhas e a queda de cabelo. Para piorar, essa queda tem um ciclo de três meses. De acordo com a psiquiatra, o cabelo tanto pode continuar caindo após esse período como pode também começar a cair três meses após o evento que gerou o pico de estresse. "A gente não consegue nem lembrar o que motivou a queda", destaca.

Segundo a definição do dicionário, Oxford Languages, libido é a procura instintiva pelo prazer sexual, que se caracteriza através do desejo. Além disso, segundo as teorias da psicanálise de Freud, libido é referente a energia que está na base das transformações da pulsão sexual, ou seja, a energia vital. A libido baixa, por sua vez, é o contrário de tudo isso, quando não há procura por prazer. Popularmente, isso é chamado de “falta de tesão”, já ouviu essa frase?

Ao mesmo tempo em que a libido sofre uma queda, normalmente acabam diminuindo as demais impulsividades e desejos da vida como um todo, não apenas aqueles que envolvem a sexualidade. Então, como conseguimos identificar quando a ausência de desejo sexual se trata de um problema que exige tratamento? Sobretudo, a perda da libido apresenta alguns sintomas diretos e outros não tão diretos, entenda melhor logo abaixo:

  • baixo interesse sexual;
  • dificuldade em alcançar o orgasmo;
  • dificuldade de ereção;
  • diminuição na frequência das relações sexuais;
  • cansaço e falta de disposição no dia a dia;
  • problemas de memória;
  • mudanças de humor.

Combate às causas

Quando se identifica que a raiz do problema é de fundo psicossomático, o caminho é investigar: qual a razão de tanto estresse? Encontrada a resposta, o foco deve ser atenuar as causas. Isso inclui buscar atendimento terapêutico quando possível; se afastar do ambiente adoecedor, também quando possível; priorizar a prática de atividade física, que, como lembra Valladão, é uma forma da mulher liberar testosterona naturalmente; e até meditar. "Os exercícios de atenção plena ajudam a reduzir a carga de estresse — isso pode ser uma maneira dessa mulher ter o retorno da sua atividade sexual com uma libido normal", aconselha o ginecologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES