Maiara, da dupla com Maraisa é diagnosticada com alopecia; conheça doença

Cantora descobriu o diagnóstico da doença recentemente e iniciou o tratamento; irmã gêmea enfrenta o mesmo problema desde 2021

O Brasil tem hoje cerca de 42 milhões de pessoas afetadas pela alopecia, também conhecida como calvície | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cantora Maiara, da dupla com Maraisa, revelou em entrevista à Revista Quem que foi diagnosticada com alopecia. Atualmente com 35 anos, a sertaneja adotou um tratamento para a restauração capilar com uma equipe de especialistas em tricologia, além de fazer laces com uma criadora da técnica de alongamento micro emborrachado.

Não adianta só ter um cabelo bonito por fora, ele tem que estar saudável por dentro também. A Eliana e o doutor Domingos fazem isso por mim. Eles cuidam do meu cabelo de forma integral, desde a escolha do mega, a troca, até o método da microemborrachada. E não esqueçam da importância da vitamina e da aplicação correta, com os exames em dia. Cuidar do cabelo é cuidar da autoestima”, disse a cantora.

Em 2021, a irmã gêmea de Maiara, Maraísa descobriu que tinha a doença, e iniciou o tratamento. Diante do problema que atinge as duas cantoras de sucesso, Maraísa decidiu falar sobre o assunto para que outras pessoas saibam que existe tratamento e aumentar a conscientização sobre a condição.

Segundo a American Hair Loss Association, 40% da população feminina sofrem com queda de cabelo nos Estados Unidos, uma quantidade bem maior do que a normalidade, que é de 50 a 100 fios todos os dias. Com a alopecia, muitas pessoas chegam a ficar completamente carecas.

O que é Alopecia?

Apesar de pouco conhecida, essa é uma condição não contagiosa em que ocorre perda de cabelo ou pelo em qualquer parte do corpo e atinge cerca de 2% da população mundial e pode causar calvície e afetar os níveis de autoestima. A alopecia, que pode ter vários tipos e pode se manifestar em vários níveis, é um distúrbio causado por uma interrupção no ciclo de crescimento do cabelo. Se você tiver notado queda de cabelo em excesso em determinadas áreas, esse pode ser um sinal da alopecia.

Tenho alopecia?

É natural perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia, já que o nosso cabelo tem um processo de renovação contínua. Então como saber se tenho alopecia? Quando um folículo capilar está danificado, o cabelo pode começar a cair mais rápido do que se regenerar, e esse é o primeiro sintoma da alopecia.

Os principais sintomas da alopecia para você ficar de olho:

  • Encontrar muitos fios de cabelo no travesseiro ao acordar
  • Muita perda de fios quando lava ou penteia o cabelo
  • Perda de fios quando passa a mão no cabelo 
  • Regiões circulares com pouco ou sem nenhum pelo ou cabelo no couro cabeludo ou em outras partes do corpo 

O que causa alopecia?

As causas podem ser variadas, de modo geral os fatores podem estar associados a condições genéticas ou, em alguns casos, fatores emocionais ou ligados a outras doenças.

Confira algumas das principais causas: 

  • Fatores genéticos;
  • Pode estar associada a doenças como lúpus, vitiligo, diabetes e algumas alergias;
  • Fatores emocionais como estresse, processo de luto;
  • Tratamentos de beleza que agridem o couro cabeludo com produtos químicos;
  • Falta de vitaminas decorrentes de má alimentação ou outras causas como cirurgias bariátricas.

Alopecia tem cura?

À medida que a doença avança, é mais difícil que se estabeleça uma cura total.  O primeiro passo é entender qual é o tipo de alopecia é essencial para um tratamento assertivo. Os tratamentos para alopecia podem incluir o uso de antibióticos, corticoides tópicos ou injetáveis e até imunoterápicos. Em casos de deficiência nutricional, a ingestão de suplementos com supervisão médica pode ser uma opção. Alguns tipos de alopecia, requerem tratamentos com imunobiológicos, medicações caras e que não estão incluídas no rol de obrigações da ANS, hoje.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES