Número de vítimas da zika pode aumentar na Europa, diz OMS

OMS diz que zika pode aumentar na Europa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou hoje (25/04) que o número de casos de infecção com o vírus zika pode aumentar de forma significativa na Europa.

"A possibilidade de uma transmissão local", com a chegada dos mosquitos à Europa, e prováveis transmissões por via sexual, poderão se traduzir num aumento significativo do número de pessoas infectadas pelo zika e de complicações médicas ligadas ao vírus, afirmou, em Paris, a assistente da diretora-geral da OMS, Marie-Paule Kieny.

Segundo ela, duas espécies de mosquito Aedes, "conhecidas por transmitir o vírus zika, vão começar a circular na Europa, à medida que "as temperaturas começarem a subir." 

Zika deve atingir o Brasil todo, mas com impacto menor, diz diretor do Ministério da Saúde.

Marie-Paule Kieny frisou que "o mosquito não conhece fronteiras."  Mais de 600 peritos e investigadores reúnem-se até terça-feira (26) , no Instituto Pasteur, para debater a zika, vírus que causa nos fetos microcefalia, um subdesenvolvimento do crânio e do cérebro.

O zika propagou-se, desde o fim de 2014, no Brasil, onde foram identificados mais de 1,5 milhão de infecções, na Colômbia e no Caribe, via mosquitos Aedes aegypti. Três a quatro milhões de casos são esperados no continente americano. Em sete países europeus, incluindo Portugal, foram anunciados vários casos de infecção.

A OMS já declarou a epidemia como "emergência de saúde pública internacional". Os cientistas procuram saber quanto tempo o vírus pode permanecer no corpo humano e o grau de risco de transmissão por via sexual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES