Nutricionista cita 3 benefícios da creatina para quem não treina

A creatina tem se tornado o suplemento queridinho de quem treina, mas também pode ser consumido por quem é mais sedentário

A creatina é um suplemento que pode ser usado também por quem não faz atividade física | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A creatina tem se tornado o suplemento queridinho de quem treina, com pessoas de várias faixas etárias aderindo ao seu consumo, devido aos seus benefícios sobretudo para a recuperação muscular. No entanto, essa suplementação não serve apenas para quem tem uma rotina de prática de atividade física e nutricionistas defendem que mais pessoas podem se beneficiar de suas vantagens. 

RECUPERAÇÃO MUSCULAR. A nutricionista e personal trainer, Aline Becker, enumera três benefícios da creatina para quem não treina. O primeiro deles é a melhora na recuperação muscular.  “A creatina ajuda na recuperação muscular tanto em quem pratica atividades físicas quanto para quem não pratica, pois ajuda a aumentar as fibras musculares, ganhar ou manter massa muscular”, disse Aline, em entrevista para o Sport Life.

Os idosos podem se beneficiar? Sobre isso, a nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Bruna Lima, também enumera os principais benefícios da creatina. “A creatina é uma fonte de produção de energia para as células musculares, de modo, que melhora a força e o tônus muscular. Dessa forma, quem faz atividades físicas frequentemente costuma suplementar essa substância. Além disso, pode trazer mais qualidade de vida para grupos específicos, como os idosos”, diz.

HIDRATAÇÃO. A profissional afirma que esse suplemento ajuda na hidratação celular. “A creatina ajuda na hidratação das células do nosso corpo. Essa hidratação extra pode colaborar muito para o desenvolvimento dos músculos e o seu crescimento. Além disso, essa hidratação também é fundamental para aumentar a força muscular”, esclareceu.

Qual a contribuição para o funcionamento cerebral? A creatina ajuda no bom funcionamento de tecidos com intensas flutuações de energias, como o cérebro e os músculos. “Mas, tratando-se do cérebro devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a ingestão de creatina para quem não treina pode ajudar a melhorar a performance cerebral”, concluiu Aline Becker.

É verdade que a creatina interfere no sono?

“As evidências científicas mostram que a creatina é utilizada para exercícios de alta intensidade e curta duração com efeitos positivos na função cognitiva, ou seja, não há comprovação que ela interfira no sono. Lembrando que todo efeito de um suplemento deve ser individualizado”, respondeu a nutricionista e médica do esporte, Flávia Magalhães.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES