Reino Unido emite alerta para 'nova' superbactéria transmitida no sexo

Autoridades de saúde do Reino Unido emitiram alerta devido ao aumento de casos de infecção pela bactéria Shigella sonnei

A transmissão pode ocorrer por meio de contato sexual, seja lambendo a pele, preservativos ou brinquedos sexuais | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As autoridades de saúde do Reino Unido, parte da Agência de Segurança de Saúde Nacional (UKHSA) emitiram um alerta na última semana sobre uma versão resistente a antibióticos da bactéria Shigella sonnei, que é responsável por uma alta nos casos de diarreia intensa (que pode apresentar sangue), dor na barriga e febre no país. 

No último ano quatro pacientes foram diagnosticados com o microrganismo, no entanto, as autoridades viram o número saltar e chegar a 97 casos no final de novembro deste ano. O alerta foi feito especialmente para homens que fazem sexo com homens, pois o grupo corresponde a 90% dos episódios confirmados em 2023. Não houve nenhum caso fatal. A maioria das pessoas que se contaminou com a bactéria vive em Londres, capital do país.

Como a bactéria se espalha?

A transmissão pode ocorrer por meio de contato sexual, seja lambendo a pele, preservativos ou brinquedos sexuais que contenham fezes, mesmo quando as partículas não estão visíveis a olho nú. Apesar disso, nem todos os pacientes britânicos foram contaminados por contato sexual. 

A verdade é que se tornou mais comum que a transmissão ocorra por más condições sanitárias e de conservação dos alimentos. No Brasil, por exemplo, cerca de 2% das infecções alimentares comuns são causadas por S. sonnei e S. dysenteriae. Entretanto, a cepa encontrada na Inglaterra é resistente aos tratamentos com antibióticos comuns e está se espalhando por via sexual.

“A cepa é muito resistente a antibióticos, o que significa que o tratamento pode ser difícil e envolver internações hospitalares. Uma das melhores maneiras de proteger você e seus parceiros é praticar uma boa higiene após o sexo. Evite sexo oral imediatamente após o sexo anal, troque o preservativo entre as práticas e lave as mãos com sabão após o contato sexual”, orienta o microbiologista Gauri Godbole, da UKHSA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES