Silenciosa e perigosa: conheça os sinais da osteoporose

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos, resultando na diminuição da resistência

A osteoporose se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos, resultando em sua porosidade e diminuição da resistência. Embora seja uma condição grave, muitas vezes é assintomática, ou seja, não apresenta sinais evidentes até que ocorra um estágio avançado da doença. 

Renovação dos ossos. Normalmente, os ossos passam por um ciclo de renovação contínua, no qual o tecido ósseo antigo é substituído por tecido novo. Contudo, na osteoporose, esse processo de remodelação se torna desequilibrado. "O osso tem um peso, uma densidade, e a osteoporose se caracteriza pela perda de massa óssea e deterioração da qualidade dos ossos", explica o ortopedista e traumatologista, Lafayette Lage.

Quem mais sofre com osteoporose? A osteoporose é mais prevalente em mulheres após a menopausa devido à redução dos níveis de estrogênio, um hormônio crucial para a densidade óssea. Entretanto, também pode afetar homens e mulheres em idades mais avançadas, geralmente acima dos 65 anos, devido ao processo natural de envelhecimento do corpo.

Segundo a International Osteoporosis Foundation, aproximadamente 200 milhões de pessoas em todo o mundo enfrentam problemas relacionados à osteoporose, com cerca de 9 milhões apenas no Brasil. Vários fatores contribuem para o desenvolvimento da osteoporose, incluindo baixa ingestão de cálcio, deficiência de vitamina D, tabagismo, consumo excessivo de álcool (que pode levar à necrose do fêmur), falta de exercício físico e predisposição genética.

Sintomas. A osteoporose é uma condição que muitas vezes passa despercebida, e é comum que o diagnóstico seja feito apenas após uma fratura. Geralmente, essas fraturas afetam regiões como o quadril, a coluna vertebral ou o punho. Além disso, em alguns casos, os pacientes podem desenvolver dor crônica nas costas ou até mesmo uma postura encurvada, conforme explica Lafayette.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da osteoporose é estabelecido por meio de uma avaliação clínica abrangente, juntamente com exames de imagem e laboratoriais. Durante a consulta médica, o especialista investiga o histórico familiar do paciente, eventuais fraturas ósseas anteriores e o uso de medicamentos que possam influenciar na saúde dos ossos. O exame físico é capaz de detectar sinais da doença, como perda de altura, dor óssea e postura encurvada. Além disso, exames complementares podem ser realizados para auxiliar no diagnóstico.

Prevenção

O ortopedista enfatiza que a prevenção da osteoporose deve ser iniciada precocemente. Portanto, é crucial que os pais incentivem a ingestão de alimentos ricos em cálcio desde os primeiros anos de vida da criança, durante toda a fase da adolescência. "É possível garantir uma importante poupança de cálcio até aproximadamente os 30 anos de idade, por meio da alimentação e de uma rotina de atividade física", revela Lafayette.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES