Tiago Leifert faz alerta sobre tipos de doenças oculares na infância

Após sua filha Lua ser diagnosticada com retinoblastoma, já calcificado, o apresentador ressalta o cuidado com a saúde dos olhos na infância

Avalie a matéria:
Imagem ilustrativo de criança segurando um óculos | Reprodução/ Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o diagnóstico de retinoblastoma calcificado em sua filha, Tiago Leifert e sua esposa Daiana Garbin iniciam campanha de conscientização sobre saúde ocular infantil. Em entrevista a Universa Uol, Daiane falou sobre os desafios que a família enfrenta desde então e aproveitou as redes sociais para alertar os pais sobre outras doenças que também podem afetar os olhinhos.

Retinoblastoma - A pequena Lua foi em diagnosticada em 2021 com retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular que se desenvolve na retina, localizada na parte posterior de olho. A doença é mais comum em bebês e crianças pequenas, até os 5 anos. Raramente é diagnosticado em crianças com idade acima de 6 anos.

Câncer calcificado- Atualmente, Lua já frequenta a escola e não faz mais tratamentos quimioterápicos porque o câncer está calcificado. Isto ocorre quando o tecido tumoral contém depósitos de cálcio. Esses depósitos podem ser vistos em exames de imagem, como radiografias ou tomografias. A calcificação pode ocorrer em diversos tipos de câncer, como carcinoma de mama, carcinoma de tireoide, ocular e entre outros. A presença de calcificações pode ajudar os médicos no diagnóstico e no planejamento do tratamento.

Doenças nos olhos comuns em crianças - Em recém-nascidos: Catarata congênita, Glaucoma congênito, Toxoplasmose, Toxocaríase, Descolamentos de retina, Conjuntivite, Leucocoria e Tracomas. Em crianças maiores: Estrabismo, Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Catarata Infantil.

Sinais- Em entrevista à Itatiaia, Luiz Carlos Molinari, da Sociedade Mineira de Oftalmologia cita sinais importantes os quais a família deve ficar atenta como olhos irritados ou vermelhos, lacrimejamento excessivo, coceira nos olhos, terçol, apenas um olho abrindo, pupila branca, criança apertando o olho, criança que cai com muita facilidade, dor de cabeça após escola.

Como prevenir- O oftalmologista também explica que as crianças desenvolvem a visão do 0 aos 8 anos, por isso, é importante que os pais levem os filhos a cada 6 meses ao oftalmologista nos dois primeiros anos." É importante que as crianças façam o teste do olhinho quando recém-nascidas, depois a cada seis meses até os dois anos. O teste deve ser repetido periodicamente até os 5 anos”, informa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES