Vacinação contra gripe em Piracicaba será em quase 60 pontos

Conheça os quase 60 pontos de vacinação contra gripe em SP

A campanha de imunização contra a gripe terá 59 pontos de vacinação, neste sábado (30), em Piracicaba (SP). Além das 42 unidades de saúde do município, a aplicação das doses irá ocorrer também em 17 postos volantes (confira relação completa abaixo). A Prefeitura divulgou a ampliação no número de locais no "Dia D" após o governo estadual confirmar a entrega das vacinas no município.

Piracicaba tem 10 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que podem ser confirmados ou não como gripe H1N1. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além dos óbitos em investigação, a cidade tem 53 notificações de SRAG. A Prefeitura informa que nenhum dos casos foi confirmado ainda como H1N1 e que aguarda resultados dos exames, que são feitos pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O "Dia D" da vacinação contra a gripe na cidade é sábado, mas haverá distribuição das doses também a partir de segunda-feira (2). "Apesar do surto de H1N1 no estado, alertamos que as pessoas não precisam correr aos postos de vacinação no primeiro dia da campanha. (A vacina) estará disponível em todas as unidades de saúde da atenção básica”, afirmou o diretor da Vigilância em Saúde de Piracicaba.

Segundo a Prefeitura, Piracicaba foi a primeira cidade, entre os 26 da região do DRS-X (Departamento Regional de Saúde), a receber as doses da vacina contra a Influenza para o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As doses chegaram ao Grupo de Vigilância Epidemiológica nesta quarta-feira (27) e seriam entregues à Vigilância Epidemiológica do município até o fim da tarde.


Duas etapas


Nesta primeira etapa da campanha, com início previsto para este sábado, serão vacinadas crianças de seis meses de idade até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, além de idosos (com mais de 60 anos), indígenas e profissionais de hospitais e unidades de prontos-socorros públicos e privados ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A segunda etapa da vacinação terá início em 9 de maio, a partir de quando as doses estarão disponíveis para pessoas com doenças crônicas, os demais trabalhadores da saúde e os encarcerados, conforme comunicado do governo estadual enviado à Prefeitura.


Confira a relação de postos de vacinação no sábado (30):


Crabs
Novo Horizonte
Piracicamirim
Vila Cristina
Vila Rezende
Santa Teresinha

PSFs
Algodoal
Ártemis
Astúrias
Boa Esperança 1
Boa Esperança 2
Bosques do Lenheiro 1
Cecap
Costa Rica
Gilda
IAA 1
Itapuã 2
Jaraguá 1
Jardim das Flores
Jardim Oriente
Jardim Vitória
Mario Dedini 2
Monte Líbano 1
Monte Líbano 2
Parque Orlanda
Santa Rosa 1
Serra Verde
São José
São Francisco
Sol Nascente
Tatuapé 1
Tupi
Vila Fátima
Vila Industrial

UBSs
Alvorada
Caxambu
Centro
Esplanada
Independência
Jupiá
Parque Piracicaba (Balbo)
Pauliceia
Planalto

Outros locais
Estação do Idoso
Praça José Bonifácio
Praça da Matriz (Vila Rezende)
Praça Takaki
Terminal Central de Integração
Terminal Vila Sônia
Centro de Especialidades Médicas
Carrefour
Coop
Enxuto
Jaú Serve (São Dimas)
Pão de Açúcar
Supermercado Delta (Areão)
Supermercado Delta (Vl. Monteiro)
Supermercado Ideal
Walmart
Padaria Razera

Fonte: g1.globo.com