Veja 4 dicas de como aliviar os sintomas da endometriose

Esta intensa cólica menstrual e dor pélvica, quando não tratada adequadamente, pode acometer a mulher a outros problemas

Avalie a matéria:
Mulher toca na área do útero | Reprodução/ Syn Saúde
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo a Organização Mundial da Saúde, essa a endometriose afeta cerca de 7 milhões de brasileiras. Além de cólicas fortes e menstruação irregular, a doença pode se apresentar com sangramentos intensos ou fora do período menstrual habitual e dor durante a relação sexual. Outro fator importante é que doença também pode levar à infertilidade.

Portanto, saber como aliviar os sintomas da endometriose é fundamental para melhorar a qualidade de vida dessas pacientes. Para isso, é importante que, uma vez diagnosticada (por meio de exames laboratoriais, de imagem e da laparoscopia), a doença seja tratada rapidamente.

Segundo a ginecologista e obstetra Mariana Rosário, as mulheres precisam, o mais rápido possível, se atentar aos sintomas da doença, pois quanto mais tempo sem o tratamento correto, mais possibilidades têm da endometriose de multiplicar e afetar outros órgãos: “Sem tratamento, os focos podem aumentar de tamanho e em áreas atingidas”, afirma.

Dicas para aliviar os sintomas:

Analgésicos e anticoncepcional- Uma das principais formas de aliviar os sintomas da endometriose é o uso de analgésicos para reduzir as cólicas menstruais. Além disso, o uso de pílula anticoncepcional ou de DIU hormonal serve para interromper a menstruação e controlar a doença. 

Mude o estilo de vida- mudanças no estilo de vida como uma boa alimentação saudável (frutas, legumes, vegetais, nozes, peixes, grãos integrais) e livre de açúcares, além do tratamento adequado, podem ajudar mulheres com endometriose.

Fisioterapia pélvica- A fisioterapia pélvica também é uma estratégia importante para reduzir os sintomas da endometriose. Ela atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen.

Considere o tratamento cirúrgico, se necessário- Caso as dores persistam mesmo após esses métodos, o tratamento cirúrgico pode ser indicado. Essa opção é realizada levando em consideração as necessidades de cada paciente. Por exemplo, uma mulher que não deseja engravidar pode realizar a retirada do útero. Já quem quer ter filhos, a cirurgia removerá apenas as lesões da endometriose.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES