Viagens mais longas são fatores de risco para quem tem trombose

A trombose é um assunto que nem sempre está na mídia, no entanto, merece atenção pela sua gravidade

Viagens de avião mais longas exigem mais cuidados para se evitar trombose | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A trombose é um assunto que nem sempre está na mídia, no entanto, merece atenção pela sua gravidade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que esse problema afeta cerca de 1 em cada 1.000 pessoas em todo o mundo. Esse problema pode se agravar em algumas situações, como em voos mais longos.

É IMPORTANTE PREVENIR. A especialista em Cirurgia Vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Carol Mardegan, ressalta a importância da prevenção. “Buscar por acompanhamento médico é essencial, e depois do diagnóstico, é muito importante que o paciente continue o tratamento. A prevenção também é igualmente necessária, evitar o sobrepeso, consumo alto de álcool, tabagismo, e colesterol alto são formas de se prevenir”, destaca.

Mardegan explica que esse problema é caracterizado pela formação de coágulos sanguíneos nas veias, principalmente nas pernas. “ O longo período sentado em viagens faz com que a circulação sanguínea fique mais lenta, aumentando o risco de formação desses coágulos. Os principais sintomas da trombose são dor e inchaço nas pernas, que podem evoluir para complicações mais graves, como a embolia pulmonar”, pontua.

EM VIAGENS DE CARRO. É importante que se busque diminuir a incidência dos sintomas da trombose também em viagens de carro. Para isso, a especialista recomenda algumas medidas simples. "Faça paradas a cada duas horas para esticar as pernas e caminhar por alguns minutos. Movimente os pés e as pernas durante o trajeto e evite apertar as pernas ou cruzá-las durante muito tempo", indica Mardegan.

Em viagens aéreas: Como sentir menos dores?

Em viagens aéreas, principalmente nas mais longas, não há muitas alternativas, mas é importante buscar estratégias adicionais para aliviar os sintomas. "Além de movimentar as pernas regularmente durante o voo, é importante usar meias de compressão elástica, que ajudam a estimular o fluxo sanguíneo. Também é recomendado evitar o consumo excessivo de álcool e se manter hidratado", orienta a especialista.

A médica reafirma que a prevenção é importante para que não se apresente complicações relacionadas à trombose. Diante disso, se a pessoa está com uma viagem longa marcada, seja de carro ou avião e sofre com a trombose, é importante que ela faça um acompanhamento médico antes de viajar, para evitar problemas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES