Você pode desenvolver essa condição ao usar celular no banheiro; conheça

Estudo relaciona uso de celular no banheiro com condição que pode ser fatal

Pesquisa analisou 100 pacientes com e sem a condição, entre 16 e 65 anos, durante sete meses | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo realizado pela Universidade Yuzuncu Yil, na Turquia, relacionou o uso frequente do celular no banheiro como grande risco de desenvolver hemorróidas. O uso pode parecer inofensivo mas ao passar do tempo a prática pode ocasionar diversos problemas.  A permanência prolongada no vaso sanitário pode aumentar as chances de desenvolver essa condição dolorosa e, em casos mais graves, até mesmo levar a um prolapso retal.

O que são hemorroidas?

Todas as pessoas têm hemorroidas. Trata-se de veias normais que existem no canal anal e que participam na contenção das fezes.  São classificadas em hemorroidas internas (localizadas no canal anal, acima do ânus) e em hemorroidas externas (localizadas debaixo da pele, à volta do ânus e fora do canal anal). Quando se diz que se tem hemorroidas isso significa habitualmente que elas são origem de sintomas pelo que nestas circunstâncias falamos de doença hemorroidária.

Por vezes, à volta do ânus, desenvolvem-se umas pregas de pele, moles e indolores: são chamadas mariscas hemorroidárias e são diferentes das hemorroidas. A situação que mais vezes conduz à doença hemorroidária é a obstipação, levando a que as veias hemorroidárias dilatem, inflamem e possam formar procidências em torno do ânus. Situações como a diarreia prolongada e outras que aumentem a pressão dentro do abdómen (gravidez, tosse crónica, fatores profissionais) também podem originar a doença hemorroidária.

É uma doença extremamente frequente na população adulta, sendo rara na infância. A sua prevalência, embora elevada, é de difícil avaliação, surgindo estimativas muito diferentes, com valores de incidência entre os 4,4% e os 86%. Pensa-se que mais de metade população possa desenvolver hemorróidas depois dos 30 anos de idade. Não existe diferença entre sexos, surgindo habitualmente na terceira década de vida e atingindo um pico entre os 45 e os 65 anos.

Como usar o celular no banheiro pode causar hemorroidas?

O hábito de sentar no vaso sanitário por um longo período, especialmente em um assento duro, pode causar pressão no tecido hemorroidário, contribuindo para a inflamação e o inchaço das veias ao redor do reto e do ânus, potencialmente levando ao desenvolvimento de hemorroidas. O formato do assento do vaso sanitário exerce pressão adicional nessas áreas, aumentando o risco. Além disso, ficar sentado por muito tempo no banheiro com o celular pode aumentar a probabilidade de prolapso retal, uma condição em que partes do intestino se projetam para fora do ânus.

O estudo publicado na National Library of Medicine, realizado pela Universidade Yuzuncu Yil, na Turquia, analisou cerca de 100 pacientes com e sem hemorroida, entre 16 e 65 anos, durante sete meses, os estudiosos viram que as pessoas que costumam levar o celular para o banheiro, acabam por continuar fazendo força para evacuar mesmo quando já não é necessário. Isso é o que pode dilatar os vasos sanguíneos das veias do reto, levando ao surgimento das hemorroidas.

Como evitar?

Para reduzir os riscos de desenvolver hemorroidas, é aconselhável adotar hábitos mais saudáveis no banheiro, como:

  • Limite o tempo: evite passar longos períodos sentado no vaso sanitário. Recomenda-se limitar a permanência a cerca de dez minutos por sessão para evitar o acúmulo de sangue nas veias retais.
  • Evite usar o celular: além dos riscos de hemorroidas, usar o telefone no banheiro é anti-higiênico e pode expor o aparelho a bactérias e germes. Evite levá-lo ao banheiro para reduzir o risco de contaminação.
  • Tratamento adequado: caso apresente sintomas de hemorroidas, procure um profissional de saúde para avaliação e tratamento adequado.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES