CEM: 8 menores fogem com ajuda de educadores, diz Sasc

CEM: 8 menores fogem com ajuda de educadores, diz Sasc

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Oito adolescentes conseguiram fugir de dentro do Centro Educacional Masculino (CEM), na noite de quinta-feira, dia 24 de novembro. De acordo com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc), os menores serraram as grades usando uma serra na ala E e podem ter recebido apoio de alguns educadores.

De acordo com Francisco Kennedy, diretor administrativo e financeiro da SASC, o grupo já havia tentado fugir no início da semana. Após o ocorrido, foi realizado uma averiguação no local.

"A informação que nós temos é que se trata do mesmo grupo que fez uma tentativa de fuga no começo da semana. Esse grupo foi recolocado no ambiente após uma vistoria muito minuciosa. Eles foram colocados de maneira  que seria  impossível que tivessem acesso a um instrumento como esse usado durante a fuga", afirmou Francisco Kennedy.

Segundo o diretor, houve facilitação por parte dos educadores, que ainda não foram identificados. “O que aconteceu ontem à noite foi: eles serraram as grades, tiveram um certo tipo de logística e fugiram. Então, se entende que houve facilitação de alguns educadores", acrescentou. 

Segundo o diretor, o CEM possui estrutura frágil, comprometida e que possibilita a fuga dos menores. "A estrutura do CEM sempre foi frágil. O ECA Estatuto da Criança e do Adolescente rege que o ambiente do CEM não deve ser semelhante ao de um presidio. Eles se valem dessa fragilidade para fugir”, alertou. 

Atualmente o CEM conta com 120 adolescentes, embora tenha capacidade para 60 jovens. Além da superlotação, apenas uma das guaritas dispõe de policiais militares.

A SASC, por meio de uma nota enviada à imprensa, confirmou que houve facilitação da fuga por parte de socioeducadores. Confira a nota na íntegra!

A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC) informa que oito adolescentes que cumprem medidas Socioeducativas no Centro Educacional Masculino (CEM), fugiram do local. Os menores estavam alojados na Ala “E”, e conseguiram fugir, serrando a grade da cela e escalando o muro na madrugada desta sexta-feira (25).

A Sasc informa que houve facilitação da fuga por parte de socioeducadores que estariam de plantão no momento. E que o órgão está tomando as medidas necessárias para a punição e demissão dos envolvidos. A secretaria reintegra que o Centro Educacional Masculino, não é um presidio de segurança máxima, e que o mesmo atende as especificações exigidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), onde nas dependências internas, não é permitido policiamento armado. Já na área externa do Centro, existem policiais militares, mas das sete guaritas de segurança, apenas uma, contém policiais.

Desde o começo da semana, o setor administrativo da Diretoria de Unidade de Atendimento Socioeducativo, que funcionava na sede da secretaria, passou a funcionar integralmente no CEM, e a Sasc está disponibilizando a aquisição de câmeras de monitoramento e acompanhamento, além do remanejamento de socioeducadores de outras unidades para o CEM.

Na última segunda-feira (22), foi lançado e publicado edital de licitação para reforma do Centro, com prazo de trinta dias para escolha da empresa que irá executar a obra, orçada em cerca de R$ 1,7 milhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES