Corregedor de Justiça teme explosão de violência no sistema prisional do Piauí

Corregedor de Justiça teme explosão de violência no sistema prisional do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista exclusiva, o apresentador do Programa Agora, Dânio Sousa foi à Casa de Custódia com o Desembargador Sebastião Martins, corregedor geral de justiça do Piauí. Ele aceitou o convite para passear pelos corredores do presídio e fazer uma avaliação do sistema prisional do Estado.

Ele falou sobre o que leva à superlotação em presídios e acúmulo processos na área criminal no Piauí.

Durante a tarde, Sebastião e Dânio foram à Casa de Custódia, com capacidade de 380 presos, o presídio abriga hoje quase 800 detentos. No interior do prédio, uma máquina de detetor de metais acelera a revista dos visitantes.


Dona Maria Balbina tem um filho preso na Casa de Custódia, segundo ela ele é acusado de assalto, mas não foi ouvido nem julgado, muito menos condenado.

Dona Soledade também esteve no presídio para visitar o filho e um neto, presos há quase um ano. Ela também afirma que não houve julgamento, por conta da greve. Duas audiências já foram marcadas, mas não aconteceram.

Por segurança toda a equipe foi levada para a parte superior do prédio, de onde é possível observar todos os pavilhões, celas lotadas com quase o triplo da capacidade de detentos. Eles são divididos  entre os pavilhões após uma triagem. 


A entrevista que se segue é exclusiva: 

Casa de Custódia


"Esse é um exemplo da superlotação. A casa de custódia é o mais perverso exemplo no sistema prisional no Piauí. Nossa função é reeducar o detento, isso é impossível como essa superlotação. A casa de custódia fere o princípio da dignidade humana”, disse.

Superlotação

"Essa é uma questão nacional, no Brasil todo isso acontece. O atual secretário de segurança com certeza trará mais prisões, e o sistema prisional não poderá receber. Temos um acréscimo da violência, temos muitos presos”, declarou.

Judiciário

"O processo penal ele tem que ser rigoroso. Temos um princípio de que o preso por mais perigoso que seja tem direito a defesa e isso demora. Temos em cada vara criminal uma média de 3 mil processos, estamos buscando solução, julgando inicialmente o réu preso”, afirmou.

Solução

“Temos uma limitação orçamentária e não podemos criar mais e mais varas criminais para investir apenas no setor judiciário. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) criou um grupo de monitoramento de sistema prisional para dar celeridade a esses processos”, disse.

Detentos

“A maioria destes presos são provisórios, mas temos conseguido diminuir essa margem. Hoje já temos apenas 56% de presos provisórios. Alguns presos tem mais de um processo, cerca de três”, declarou.

Mudança

“Todas as instituições do poder judiciário e prisional precisam se juntar para fazer justiça de verdade e diminuir esse número de presos. Temos alguns recursos que podem nos ajudar para diminuir ainda mais o número de presos provisórios”, pontuou.

Previsão de melhoria

“Esse é o grande dilema, o secretário de justiça não sabe o que fazer aqui no Piauí. Tem que haver mais investimento no sistema penitenciário. Eu não posso dizer, pois entra 100 detentos e sai 50, entra 50 e sai 100. É algo que foge do controle. A Casa de Custódia pode se tornar a nova Pedrinhas. Medidas cautelares precisam ser aplicadas, pois elas saem mais barato para o Piauí. Os preso vivem em condições sub humanas, isso pode se tornar um barril de pólvora”, finalizou Sebastião Martins.  








Confira materia completa:

PARTE I

PARTE II

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES