Fazenda Serra Negra: Patrimônio histórico do Piauí está abandonado

Fazenda Serra Negra: Patrimônio histórico do Piauí está abandonado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fazenda Serra Negra, situada no município de Aroazes e é um patrimônio histórico do Piauí e uma das mais importantes arquiteturas do sertão nordestino, com referência da arquitetura portuguesa, mas que foi abandonada e esquecida nos últimos anos.

O arquiteto Olavo da Silva, disse que o casarão é uma construção de 1761 e foi construída para durar para sempre. “O que está resistindo ao tempo é o sistema construtivo dela, essa casa foi construída para eternidade”, contou. Para ele o modelo de gestão é a principal falha da conservação da casa e que precisa de uma instituição que mantenha uma manutenção constante.

O sociólogo Rubens Silva disse que estava passando pelo município e verificou que duas pessoas estavam morando de forma precária na casa e começou uma busca pela revitalização do casarão.

O ambientalista Alcide Filho, qualificou que o desperdício cultural da história da casa não é uma perda só para o Piauí, mas para o povo brasileiro. Segundo ele, apesar de ser tombada e protegida como patrimônio cultural, a casa corre o risco de desmoronar caso não seja feito uma revitalização urgente.

Rubens disse que a reforma da casa não pode ser realizado por qualquer profissional, é preciso ter um projeto especifico para quem for executar a obra e que esse projeto chegou a existir, mas não foi aprovado pelas instituições que o avaliaram. De acordo com o sociólogo, “as pessoas que devem se adaptar ao casarão e não ele a nós”.

No dia 10 de outubro vai acontecer uma audiência no Ministério Publico Estadual para tentar resolver as questões que impedem a reforma da casa e os profissionais convidam a população para se fazerem presente em busca da valorização e resgate desse patrimônio histórico cultural situado no Piauí.



Clique aqui e curta a página do meionorte.com no facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES