Luiz Gonzaga Brandão e sociólogo Arnaldo Eugênio debatem sobre a lei da redução da maioridade penal

Luiz Gonzaga Brandão e sociólogo Arnaldo Eugênio debatem sobre a lei da redução da maioridade penal

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (2) proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal para crimes hediondos, homicídio doloso, e lesão corporal seguida de morte.

O sociólogo Arnaldo Eugênio e o desembargador Luiz Gonzaga Brandão participaram de um debate realizado nesta quinta-feira(02) no Programa Agora na Rede Meio Norte. Na sua participação, o sociólogo Arnaldo Eugênio disse que a problemática sobre o envolvimento de jovens em crimes, deve-se também ao abandono por parte das ações de governo que atuam na área de lazer. “ É que a criança e o adolescente precisa de lazer. Quando isso não é oferecido, ficam mais propícios para fazer algo errado e mais próximos do crime”.

Ele citou como exemplo, as colônias de férias que antes existiam, os centros sociais urbanos que muitos foram desativados. Para ele, o estado brasileiro se mostra incompetente no sistema prisional e agora coloca culpa no Judiciário. “No ponto de vista sociológico, a tendência é aumentar e só a lei não vai resolver. O judiciário não pode fiscalizar, o governo tem que fazer sua parte”, falou Arnaldo.

O desembargador Luiz Gonzaga, falou que o Brasil não se preocupou durante os governos com segurança pública. As políticas de governo são culpadas por isso e deve-se construir presídios como se constrói escolas. “ O governo só faz o que traz votos e construir novos presídios não interessa ao governo”, disse. Luiz Gonzaga ainda citou como exemplo, a frase que é popular, que diz: “A polícia prende e a justiça solta, mas o governo é quem deve ser responsabilizado”. 

Durante participação ao vivo direto de Brasília, a repórter Samantha Cavalca entrevistou o deputado federal Átila Lira(PSB). O parlamentar piauiense falou que medidas educacionais devem ser postas em prática. “Sou a favor em alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente. Nosso partido, o PSB, propôs isso. É lamentável que muitas dessas famílias se mostram desestruturadas. A droga é uma tentação permanente e colocar esses menores em um sistema prisional ruim, creio que isso não será nada bom. A justiça institui a pena, mas o jovem não pode ser recolhido por que não tem espaços e o governo era quem deveria oferecer estrutura para essas famílias”, destacou.

O deputado ainda enfatizou que o projeto da redução da maioridade gerou uma discussão necessária sobre o problema, defendendo a escola de tempo integral e o apoio às famílias. “Sou um homem que assumiu essa decisão de votar contra,  por que defendo a educação e o lado humano”, disse.

Sobre os crimes que aconteceram antes da aprovação, Luiz Gonzaga Brandão disse que tudo está como antes, só apenas depois de ser sancionada, é que as novas medidas entrarão em vigor, pois a lei ainda está em discussão. Arnaldo Eugênio finalizou dizendo que “o direito ao voto para o jovem de 16 anos, é algo diferente, pois dá a cidadania e não deve ser confundido por parte da população. A frequência de jovens no crime tem aumentado por que a oferta de drogas aumentou e as fronteiras não são fechadas pelo governo”, encerrou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES