Margarete Coelho defende a institucionalização do lobby no Brasil

Margarete Coelho defende a institucionalização do lobby no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (PP), esteve, nesta quinta-feira (20), no Jornal Agora para comentar os últimos acontecimentos da política nacional que envolvem a deleção de executivos da Odebrecht sobre as relações escusas que mantinham com partidos e políticos do país. 

De acordo com Margarete Coelho não se pode afirmar que todas as relações que partidos e instituições mantiveram com a Odebrecht visaram o desvio de verbas. 

"Eu sou a favor da liberdade de imprensa e também sou contra processos sigilosos, nós vivemos isso na ditadura e não foi bom para o Brasil, mas, nós temos que ter uma clareza dessa situação toda. Da forma como as coisas estão acontecendo, parece que todo tipo de relação que houve de partidos e instituições com essas empresas foram relações espúrias”, afirmou. 

A vice-governadora destacou que uma das saídas para casos como o da Odebrecht seria a legalização do lobby no Brasil, para que as empresas, partidos e políticos mantenham esse tipo de relação de forma transparente e fiscalizada. Margarete Coelho ainda afirmou que as doações recebidas por seu partido, o PP, foram feitas dentro da lei e declaradas à Justiça Eleitoral.

"Nos Estados Unidos, o lobby é institucionalizado, por exemplo, uma empresa que produz produtos verdes, sustentáveis, é claro que ela vai apoiar candidatos que tenham esse perfil e isso é muito claro, visto, fiscalizado e acompanhado de forma muito transparente. A nossa cultura institucionalizou o lobby como uma coisa espúria, lobista no Brasil é sinônimo de corrupto. Se nós institucionalizarmos o lobby as empresas vão poder buscar apoio nos parlamentares de uma forma clara, limpa e transparente, como não há isso no Brasil todos os acordos eram feitos de forma sigilosa, pelos subterfúgios e com recursos não republicanos. A legislação da época em o PP recebeu recursos permitia que pessoas jurídicas doassem para os partidos, que só precisavam declarar. O que me preocupa é que essas doações que tenham sido legais que passem a ser criminalizadas”, afirmou.

Lobby

Lobismo, do inglês: lobby, é o nome que se dá à atividade de influência, ostensiva ou velada, de um grupo organizado com o objetivo de interferir diretamente nas decisões do poder público, em especial do poder legislativo, em favor de causas ou objetivos defendidos pelo grupo. 

Lula

Sobre a possibilidade de o ex-presidente Lula vir a ser preso, a vice-governador afirmou que o fato causaria uma "convulsão social”, tendo em vista que o petista ainda conta com o apoio de uma grande parcela da população brasileira, que poderia entender a prisão como perseguição. 

"Ninguém pode estar acima da lei, embora pelo que eu tenho acompanhado até agora não há um processo de condenação ao ex-presidente Lula. Eu tenho a impressão que uma prisão provocará uma convulsão social no sentido de que o Lula na situação em que ele esta se encontra na situação em outras dezenas estão, se ele for preso, talvez uma parcela da população considere isso uma perseguição ao ex-presidente, as pesquisas indicam que o Lula ainda tem 30% de aprovação no seio da sociedade, é um terço da população”, afirmou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES