Taxas cartoriais e processuais podem ficar mais caras no Piauí

Taxas cartoriais e processuais podem ficar mais caras no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com um levantamento da Ordem dos Advogados do Brasil, o Piauí é um dos três estados brasileiros com as custas processuais e cartoriais mais caras. E pode ficar mais caro, já que há em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado um projeto que propõe o reajuste destas taxas.

Enquanto a Justiça Federal cobra R$ 5,00 para se impetrar um mandado de segurança, o Tribunal de Justiça cobra cerca de R$ 400, 00 pelo mesmo serviço. 

O presidente da OAB, seccional Piauí, Chico Lucas, destaca que a instituição é contraria ao reajuste que tramita na Assembleia. 

“Qualquer aumento que seja acima da inflação, que traga de alguma maneira uma dificuldade para o ingresso de novas ações, para que as pessoas possam exercer os atos de sua vida civil, nos preocupa”, afirmou. 

De acordo com Tribunal de Justiça, a OAB foi atendida em parte do projeto, com o escalonamento de algumas taxas, por exemplo. Segundo o presidente do TJ, desembargador Erivan Lopes, a ordem foi convidada a participar das discussões antes de o projeto ser encaminhado à Assembleia Legislativa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES