'Família precisa de apoio do Poder Público na formação do menor', diz advogada

'Família precisa de apoio do Poder Público na formação do menor', diz advogada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A morte de 25 menores em apenas três meses em Teresina foi o foco da entrevista que o Bom Dia Meio Norte realizou nesta quinta-feira, 21. A entrevistada foi a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Luzinete Barros. 

Durante a entrevista, ela considerou que a morte por violência é apenas mais um dos tipos de problemas que enfrentam a família e o menor. 

Segundo ela, a solução não se dá a curto prazo, pois requer a participação integral da família e do governo. “Infelizmente é só mais um dos tipos de violência contra o jovem e o adolescente. Esses problemas não iniciaram de uma hora para outra, da noite para o dia. Tudo isso é consequência da falta de estrutura governamental e familiar, e o jovem termina se envolvendo no que não deve.”

O não cumprimento das normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma das maiores preocupações. O ECA diz que a responsabilidade é da família e do estado, mas esses elementos são omissos no contexto atual. A família se desestruturada já não oferece base para a criança. O que há de bom para formação dessa criança. A omissão do governo é grande, pois falta tudo Educação, Segurança, entre outras ações. Nada justifica essa ausência do Poder Público. A gente tem dificuldades na abordagem dos jovens, faltam valores básicos como a honestidade.”

No processo de formação da criança e do adolescente ela considera que a família, apesar da responsabilidade na formação, é vítima da falta de apoio governamental. “Nós precisamos do apoio da família, mas ela precisa do suporte do governo do estado. Essa família tem que ter o fortalecimento do governo para cuidar das suas crianças. O carinho e a boa formação são o caminho para mudar esse jovens. Nós vemos que na maioria das vezes são jovens que já foram vitimas desde a sua gestação, que deve ser assegurada à mãe também no nascimento da sua criança.”


 

A presidente considera que a morosidade da Justiça é um dos gargalos para a solução de problemas enfrentados atualmente pelo menor e pelas famílias. Alternativas que mudem o cenário atual, segundo ela, não podem surgir a curto prazo. “Quando se quer tomar uma atitude só se pensa em resolver um problema. A curto prazo não dá, pois temos que melhorar a base. A justiça é lenta, pois não é só dá entrada em processos. O acesso à Justiça tem que garantir o resultado de condenação ou não condenação. Os processos são muito morosos, o que compromete a lisura da Justiça em nossa sociedade.”, encerra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES