Presidente do Sindicato dos Bancários afirma que números de assaltos em 2014 já superam 2013

Presidente do Sindicato dos Bancários afirma que números de assaltos em 2014 já superam 2013

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (16), o presidente do Sindicato dos Bancários, Arimatea Passos, esteve no programa Bom Dia Meio Norte para relatar sobre os constantes assaltos e arrombamentos a bancos no interior do Piauí.

“A gente já tem dados suficientes pra dizer que o ano de 2014 está superando os assaltos de 2013. Eu estava em São Paulo quando soube desse assalto que ocorreu no município de Francisco Santos. Eu imaginei que aquela agência nunca poderia ser assaltada pela geografia da cidade, mas na madrugada desta quarta-feira (15) eles explodiram a agência. Na fuga pegaram duas pessoas que iam passando e levaram como reféns e soltaram 3km depois na BR- 020 onde é o canal de fuga deles”, destacou o presidente.

De acordo com ele, o sindicato dos bancários está bastante preocupado com o número de ocorrências. “A nossa preocupação como presidente do Sindicato dos Bancários é exatamente os funcionários. Em março do ano passado houve um assalto nessa mesma cidade e esse foi mais violento, incendiaram um carro na porta de um banco, estouraram a agência, levaram vários reféns, esse ano pelo menos foi a noite, mas isso abala, a cidade fica sem atendimento bancário durante certo tempo, vão ter que ir pra Picos ou para Fronteiras e isso é ruim para a comunidade”, falou.

Arimatea ainda destacou que há duas semanas atrás aconteceu a mesma ocorrência na cidade de Monsenhor Hipólito, que também é da macrorregião de Picos. “Nós temos uma lei de segurança bancária aprovada em fevereiro de 2012 que obriga os bancos a criarem mais dispositivos de segurança nas agências para dar mais sensação de segurança para as pessoas, de certa maneira facilita a vida dos funcionários e dos clientes.  Se a gente conseguir que os bancos interfiram, que eles façam gestão, porque os próprios bancos tem esses mecanismos, melhoraria sem dúvida a condição de trabalho”, falou.

Sobre os número de assaltos no Piauí, o presidente se surpreende. “No ano passado entre assaltos e arrombamentos  tivemos 24, esse ano assalto o número de assaltos foi 10 e arrombamento tivemos mais de 20. E olha que a gente não acompanha em farmácias, padarias esse a gente deixou de acompanhar porque as pessoas que estão lá que tem que fazer o boletim de ocorrência, mas em bancos já superou o do ano passado e olha que estamos em outubro.

Na maioria dos assaltos a polícia não consegue recuperar, eles são muito ágeis e inteligentes fica difícil de localizar. Eles chegam na cidade e tomam de conta, a cidade é deles, roubam bancos, clientes. As armas que eles usam são de grosso calibre bem melhores que as dos policias é uma situação muito complicada, mas com certeza vamos conseguir superar tudo isso”, disse.

O presidente finalizou. “Este ano de 2014 fechamos um grande acordo coletivo, teve avanço na área de contratação de pessoas aumenta os índices salariais, conseguimos que os bancos contratassem até o final de 2015 5.300 novos funcionários. Aqui no Piauí o Banco do Brasil e a caixa vão contratar 4.000 e o BNB 1.3000, claro que poderia ter sido maior, mas infelizmente não conseguimos, pelo menos é um aumento, não avançamos muito ainda no quesito segurança, mas vamos discutir essa questão e esperamos poder até o final do ano dar uma nova roupagem sobre segurança bancária”, declarou.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES