Revista Meio Norte recebe grupo Nóis de Teatro que chega em THE

Revista Meio Norte recebe grupo Nóis de Teatro que chega em THE

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo Nóis de Teatro, atuante na periferia de Fortaleza-CE há 15 anos, faz a circulação do seu espetáculo, "Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro", por cidades do Nordeste brasileiro. Tendo já passado por Natal-RN e João Pessoa-PB, o grupo chega agora à Teresina-PI e, ainda esse ano, apresentarão em São Luís-MA.

Com patrocínio da Petrobras Distribuidora e realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, o projeto Circuito Camburão: Nóis de Teatro 15 anos, leva o espetáculo, que tem quatro anos de temporada, para novos territórios do Brasil.

Em Teresina, serão quatro apresentações; dia 02, quinta-feira, às 19h, na Praça do Bairro Cidade Jardim; dia 03, sexta-feira, às 19h, na Praça da Bandeira Centro; dias 04 e 05, às 19h, no Parque da Cidadania.

Além da apresentação do espetáculo, o Nóis de Teatro oferece a oficina "Dramaturgias da Cidade", ministrada por Altemar Di Monteiro, coordenador do grupo. A vivência está dividida em etapas de 4h/a cada, onde, antes do espetáculo, os participantes terão contato com os mecanismos estéticos da produção do Nóis de Teatro e, após ver o espetáculo, participarão da conclusão desse processo tendo como referencial a obra vista no espaço público.

A ideia é mobilizar grupos de teatro da região, contribuindo para a articulação do intercâmbio e troca de experiências com artistas da cidade, estratégia que acreditam ser fundamental para o fortalecimento do teatro de grupo nordestino.

Assista a entrevista:

O espetáculo "Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro", que tem a direção de Murillo Ramos e Dramaturgia de Altemar Di Monteiro, conta a história de Natanael, uma espécie de anti-herói que habita as periferias. Dividido em três atos, narrando a saga de um menino negro que, inserido num contexto de opressão e violência é levado a tomar decisões que lhe custarão um julgamento popular.

Convocando à decisão sobre o destino de Natanael, o público se vê inserido num forte debate sobre o extermínio da juventude negra nas periferias, além da desmilitarização da polícia e da política brasileira. A partir de uma dramaturgia épica, onde o ator narrador é o grande foco, o grupo apresenta uma "tragédia afro", com elementos alegóricos e representativos do universo do movimento negro além de referências diretas à mitologias dos Orixás.

Todas as sessões serão gratuitas e contarão com tradução em libras, além de visita tátil à cenografia e material gráfico em braile, contribuindo para a acessibilidade na cena teatral brasileira. Este programa foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES